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http://hdl.handle.net/10773/44482
Title: | Redes de enoturismo: a cooperação entre as regiões vitivinícolas da Bairrada e Lisboa |
Author: | Duarte, Miriam dos Santos |
Advisor: | Brandão, Filipa |
Keywords: | Enoturismo Redes Cooperação inter-regional Complementariedade Regiões vitivinívolas Rotas de vinho |
Defense Date: | 18-Dec-2024 |
Abstract: | Com a crescente procura dos enoturistas e a aposta dos produtores vinícolas
em desenvolver produtos enoturísticos para compensar esta mesma procura, a
aposta pelas entidades promotoras regionais é de suma importância, provendo
a melhor forma de poderem angariar turistas para as suas propriedades, com o
intuito de dinamizar e desenvolver as regiões vinícolas com tudo o que elas
têm para oferecer, numa perspetiva em que estas pertencem a um plano maior
– Portugal.
Para se entender melhor quais são as estratégias a adotar, este projeto
desenvolve o tema das redes de enoturismo, com foco na cooperação entre as
regiões vitivinícolas da Bairrada e Lisboa. O projeto procura explorar como
estas duas regiões podem desenvolver um produto turístico conjunto que seja
complementar, promovendo sinergias para fortalecer o turismo e valorizar as
suas culturas vinícolas.
O desenvolvimento de uma oferta turística estruturada no âmbito de uma
cooperação inter-regional entre as regiões da Bairrada e Lisboa torna-se assim
o objetivo geral deste projeto. Entre os objetivos específicos destacam-se a
conceitualização do enoturismo e o levantamento das perceções de
coordenadores regionais e stakeholders sobre o potencial e o interesse em
produtos e estratégias colaborativas.
Para responder a esses objetivos, a metodologia utilizada incluiu a revisão de
literatura sobre enoturismo, redes turísticas e rotas de vinho. Adicionalmente, a
pesquisa empírica contou com entrevistas semiestruturadas aos
coordenadores de redes de enoturismo das duas regiões, bem como
questionários aplicados a produtores e agentes locais, com o intuito de
compreender as perceções sobre a cooperação e o interesse na criação de um
produto conjunto. Também foi realizado benchmarking de casos nacionais e
internacionais que pudessem oferecer insights e referências práticas para o
desenvolvimento de estratégias e ações conjuntas.
Os principais resultados revelaram que há uma visão positiva e um interesse
considerável dos stakeholders em relação à colaboração inter-regional. Entre
os benefícios apontados, destacam-se o aumento do alcance de mercado, a
diversificação da oferta turística e o fortalecimento da identidade cultural das
regiões. Os resultados indicaram, ainda, que a criação de um produto
conjunto, é visto como uma oportunidade estratégica para a inovação.
Assim, a cooperação entre as regiões vitivinícolas da Bairrada e Lisboa
apresenta um grande potencial para promover um produto turístico diferente,
fortalecendo a posição do enoturismo em Portugal, oferecendo uma
experiência complementar para os visitantes. With the growing demand from wine tourists and the commitment of wine producers to develop wine tourism products to meet this demand, the investment by regional promotional entities becomes crucial, providing the best means to attract tourists to their properties. The aim is to stimulate and develop wine regions by showcasing all they have to offer within a larger vision — Portugal. To better understand the strategies to be adopted, this project explores wine tourism networks with a focus on cooperation between the wine-producing regions of Bairrada and Lisbon. The project seeks to explore how these two regions can develop a complementary joint tourism product, creating synergies to strengthen tourism and highlight their wine cultures. Thus, the overall objective of this project is to develop a structured tourism offering through inter-regional cooperation between the Bairrada and Lisbon regions. Specific objectives include the conceptualization of wine tourism and assessing the perceptions of regional coordinators and stakeholders regarding the potential and interest in collaborative products and strategies. To achieve these objectives, the methodology included a literature review on wine tourism, tourism networks, and wine routes. Additionally, empirical research involved semi-structured interviews with wine tourism network coordinators from both regions, as well as questionnaires distributed to local producers and agents to understand their perceptions of cooperation and interest in creating a joint product. Benchmarking of national and international cases was also conducted to provide practical insights and references for developing joint strategies and actions. The main results revealed a positive view and considerable interest among stakeholders regarding inter-regional collaboration. Among the benefits identified were increased market reach, diversification of the tourism offers, and strengthening of the cultural identity of each region. The findings also indicated that the creation of a joint product is seen as a strategic opportunity for innovation. Therefore, cooperation between the wine-producing regions of Bairrada and Lisbon shows great potential for promoting a distinctive tourism product, enhancing the position of wine tourism in Portugal, and offering a complementary experience for visitors. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/44482 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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