Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/43383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBonito, Jorgept_PT
dc.date.accessioned2025-01-14T13:09:41Z-
dc.date.available2025-01-14T13:09:41Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/43383-
dc.description.abstractFaria de Vasconcelos é um dos principais educadores portugueses ligado ao movimento renovador da educação nova. Para a afirmação das suas ideias, criou uma escola nova na Bélgica, considerando que o ensino das ciências naturais constituía a base e o pivô da educação intelectual das crianças. Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais ideias do autor para a didática das ciências naturais. Adotou-se um desenho de estudo documental, com base na sua obra Uma escola nova em Bélgica [Une école nouvelle en Belgique], em sinopse com autores mais recentes de destaque na área da didática das ciências. Os resultados obtidos demonstram que Faria de Vasconcelos acompanha, e bem, o conhecimento científico da sua época, cujos grandes pilares do conhecimento são coincidentes com os que ocuparam os pedagogos nas gerações seguintes.pt_PT
dc.description.abstractFaria de Vasconcelos is one of the leading Portuguese educators associated with the renewal movement of new education. To promote his ideas, he established a new school in Belgium, believing that the teaching of natural sciences was fundamental to the intellectual development of children. This study aims to present the key ideas of the author regarding the didactics of natural sciences. A documentary study design was adopted, focusing on his work A New School in Belgium [Une école nouvelle en Belgique], in conjunction with more recent prominent authors in the field of science education. The results indicate that Faria de Vasconcelos effectively engages with the scientific knowledge of his time, with the foundational pillars of knowledge aligning closely with those addressed by educators in subsequent generations.pt_PT
dc.description.abstractFaria de Vasconcelos es uno de los principales educadores portugueses vinculados al movimiento de renovación de la nueva educación. Para afirmar sus ideas, creó una nueva escuela en Bélgica, considerando que la enseñanza de las ciencias naturales constituía la base y el eje de la educación intelectual de los niños. Este trabajo tiene como objetivo presentar las ideas clave del autor en relación con la didáctica de las ciencias naturales. Se adoptó un diseño de estudio documental, centrado en su obra Una escuela nueva en Bélgica [Une école nouvelle en Belgique], en sinopsis con autores más recientes destacados en el área de la didáctica de las ciencias. Los resultados obtenidos demuestran que Faria de Vasconcelos se mantiene, de manera efectiva, en sintonía con el conocimiento científico de su época, cuyos grandes pilares del conocimiento coinciden con los que ocuparon los pedagogos en generaciones posteriores.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEdpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFaria de Vasconcelospt_PT
dc.subjectEducação em Ciênciapt_PT
dc.subjectCiências Naturaispt_PT
dc.subjectEducação Novapt_PT
dc.subjectEducação Integralpt_PT
dc.titleO pensamento de Faria de Vasconcelos e a didática das ciências naturaispt_PT
dc.title.alternativeThe thought of Faria de Vasconcelos and natural science educationpt_PT
dc.title.alternativeEl pensamiento de Faria de Vasconcelos y la didáctica de las ciencias naturalespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.lastPage12pt_PT
degois.publication.titleRevista Brasileira de Educaçãopt_PT
degois.publication.volume29pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782024290113pt_PT
dc.identifier.essn1809-449Xpt_PT
dc.identifier.articlenumbere290113pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1809-449X-rbedu-29-e290113.pdf379.08 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.