Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/43102
Title: A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste
Author: Bonito, Jorge
Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Marques, Luis
Andrade, António Soares de
Medina, Jorge
Keywords: CTS
Geologia
Manual do aluno
Issue Date: 10-Jan-2023
Publisher: Universidade Cruzeiro do Sul
Abstract: O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de Reestruturação do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste. Procedeu-se à aplicação dum instrumento já testado, constituído por 2 dimensões e 14 indicadores; fez-se a sua análise quanto à abordagem CTS. Os resultados apontam que todos os indicadores, à exceção de um, foram considerados nos documentos em apreciação. A análise da abordagem CTS foi ampliada com o cálculo das ocorrências por unidade temática, tendo-se verificado alguma heterogeneidade sem, contudo, deixar de ser contemplada. É lícito concluir que este estudo serve para mostrar que no documento analizado a raiz CTS é evidente.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/43102
Publisher Version: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/siacts/article/view/3710
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro
GeoBioTec - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
admin,+e1-01.pdf719.67 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.