Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/43057
Title: Como promover o pensamento computacional em sala de aula: algumas atividades exploratórias
Author: Santos, Vanda
Pinheiro, Margarida M.
Keywords: Pensamento computacional
Tarefas unplugged
Aprendizagens essenciais
Raciocínio matemático
Lógica
Abstração
Issue Date: Feb-2023
Publisher: UA Editora
Abstract: Nesta sessão de trabalho pretendeu-se articular os objetivos dos programas de matemática, para o 3.º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário, na perspetiva das aprendizagens consideradas essenciais ao nível da matemática e do pensamento computacional. A sessão foi dinamizada a partir da exploração de tarefas unplugged, associadas à resolução de problemas matemáticos. O workshop orientou-se para que os professores possam incluir na sua prática letiva, diferentes tarefas e ferramentas que permitem aos alunos pensarem os problemas a partir de uma estrutura lógica e sistemática contribuindo, assim, para um maior envolvimento e satisfação no ensino e na aprendizagem da matemática.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10773/43057
ISBN: 978-972-789-841-1
Publisher Version: https://ria.ua.pt/handle/10773/36445
Appears in Collections:ISCA-UA - Capítulo de livro
CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Como promover o pensamento computacional.pdf251.54 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.