Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/43043
Title: Não conformidades e a motivação, bem-estar e condições ergonómicas dos operadores: estudo de caso
Author: Fernandes, Catarina Isabel Matos
Advisor: Matias, João Carlos de Oliveira
Keywords: Não conformidades
Qualidade
Ferramentas da qualidade
Motivação
Bem- estar
Ergonomia
Defense Date: 16-Jul-2024
Abstract: Num cenário empresarial cada vez mais competitivo, a procura pela excelência na qualidade de um produto é uma prioridade constante. Ora, para obter um produto de excelência, não importa somente a preocupação pelo mesmo, mas por todos os processos e pessoas inerentes ao seu desenvolvimento. O presente projeto insere-se na área da qualidade, onde o maior problema constava nas não conformidades dentro da empresa. Após um diagnóstico, verificou-se que aproximadamente 90% das não conformidades devia-se a Rejeitados Internos, gerando uma grande preocupação. Assim, o principal objetivo deste projeto passou por reduzir esses Rejeitados Internos, através da deteção das verdadeiras causas do problema, e, posteriormente, diminuir os custos operacionais. Para tal foram usadas ferramentas da qualidade, nomeadamente o diagrama de Ishikawa, o diagrama de Pareto e, ainda uma análise dos 5Porquês, sendo que após uma análise mais aprofundada verificou-se que o cerne residia nos operadores. Procedeu-se, então, ao desenvolvimento e aplicação de um questionário, cujos dados foram analisados por meio do software IBM SPSS. Através dos resultados, e usando análise estatística, foi possível verificar como cada dimensão - bem-estar, motivação e ergonomia – influenciava os operadores nas tarefas, levando a que seja possível estabelecer relação com as principais causas dos produtos com defeito, com vista a orientar a implementação de melhorias direcionadas aos operadores, otimizando a qualidade e a eficiência na produção de peças.
In an increasingly competitive business environment, the pursuit of excellence in the product quality is a constant priority. Therefore, to achieve a high-quality product, it is essential to focus not only on the product itself but also on all the processes and individuals involved in its development. The present project belongs to the field of quality management, where the primary issue identified was non-conformities within the company. After a diagnosis, it was found that approximately 90% of the non-conformities were due to internal rejections, which emerged as a significant concern. Therefore, the main objective of this project was to reduce these internal rejects by detecting the real causes of the problem and, subsequently, reduce operating costs. For this purpose, quality tools were used, namely the Ishikawa Diagram, the Pareto Diagram and also an analysis of the 5Why's. After a more in-depth analysis, it was found that the core of the problem lay with the operators. A survey was then developed and applied, and the data was analysed using IBM SPSS software. Through the results, and using statistical analysis, it was possible to verify how each dimension - well-being, motivation and ergonomics - influenced operators in their tasks, making it possible to establish a relationship with the main causes of defective products, in order to guide the implementation of improvements aimed at operators, optimizing quality and efficiency in the production of parts.
URI: http://hdl.handle.net/10773/43043
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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