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dc.contributor.authorBernardo, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorVieira, Rui Marquespt_PT
dc.contributor.authorSá, Alexandre Franco dept_PT
dc.date.accessioned2024-11-29T17:39:54Z-
dc.date.available2024-11-29T17:39:54Z-
dc.date.issued2023-06-
dc.identifier.isbn978-989-26-2415-0pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/42990-
dc.description.abstractNeste estudo apresentam-se e analisam-se duas práticas, desenvolvidas ao longo de dois anos letivos consecutivos com uma turma de alunos do ensino secundário, com o objetivo de se exemplificar como uma conceção de avaliação para as aprendizagens com uso de tecnologias digitais pode ser implementada num ensino da Filosofia por competências de problematização, concetualização e argumentação. São realçados os mecanismos de introdução de feedback e o envolvimento dos alunos na avaliação. Conclui-se que é possível desenhar o processo de ensino e aprendizagem da Filosofia de forma a incorporar procedimentos de avaliação que orientam os alunos para as aprendizagens esperadas, apesar de existirem obstáculos tecnológicos, pedagógicos e institucionais que podem dificultar a generalização das práticas descritas para outros contextos.pt_PT
dc.description.abstractTwo practices, developed over two consecutive school years with a class of secondary school students, are presented and analysed with the aim of exemplifying how a concept of assessment for learning with the use of digital technologies can be implemented in the teaching of Philosophy through problematisation, conceptualisation and argumentation competences. The mechanisms for introducing feedback and the involvement of students in assessment are highlighted. We conclude that it is possible to design the teaching and learning of philosophy in such a way as to incorporate assessment procedures that guide students towards the expected learning objectives, despite the existence of technological, pedagogical and institutional obstacles that may hinder the generalisation of the practices described for other contexts.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação para as aprendizagenspt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectEnsino da filosofiapt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.titleAvaliação para as aprendizagens na aula de filosofia no ensino secundário português com recurso a tecnologias digitaispt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
degois.publication.firstPage299pt_PT
degois.publication.lastPage325pt_PT
degois.publication.locationCoimbrapt_PT
degois.publication.titleFormação inicial de professores, flexibilidade e avaliação educativas: da teoria à práticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/377pt_PT
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-2416-7_12pt_PT
dc.identifier.esbn978-989-26-2416-7pt_PT
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