Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/42990
Title: | Avaliação para as aprendizagens na aula de filosofia no ensino secundário português com recurso a tecnologias digitais |
Author: | Bernardo, Isabel Vieira, Rui Marques Sá, Alexandre Franco de |
Keywords: | Avaliação para as aprendizagens Avaliação formativa Ensino da filosofia Tecnologias digitais |
Issue Date: | Jun-2023 |
Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra |
Abstract: | Neste estudo apresentam-se e analisam-se duas práticas, desenvolvidas ao longo de dois anos letivos consecutivos com uma turma de alunos do ensino secundário, com o objetivo de se exemplificar como uma conceção de avaliação para as aprendizagens com uso de tecnologias digitais pode ser implementada num ensino da Filosofia por competências de problematização, concetualização e argumentação. São realçados os mecanismos de introdução de feedback e o envolvimento dos alunos na avaliação. Conclui-se que é possível desenhar o processo de ensino e aprendizagem da Filosofia de forma a incorporar procedimentos de avaliação que orientam os alunos para as aprendizagens esperadas, apesar de existirem obstáculos tecnológicos, pedagógicos e institucionais que podem dificultar a generalização das práticas descritas para outros contextos. Two practices, developed over two consecutive school years with a class of secondary school students, are presented and analysed with the aim of exemplifying how a concept of assessment for learning with the use of digital technologies can be implemented in the teaching of Philosophy through problematisation, conceptualisation and argumentation competences. The mechanisms for introducing feedback and the involvement of students in assessment are highlighted. We conclude that it is possible to design the teaching and learning of philosophy in such a way as to incorporate assessment procedures that guide students towards the expected learning objectives, despite the existence of technological, pedagogical and institutional obstacles that may hinder the generalisation of the practices described for other contexts. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/42990 |
DOI: | 10.14195/978-989-26-2416-7_12 |
ISBN: | 978-989-26-2415-0 |
Publisher Version: | https://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/377 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Avaliação para as aprendizagens na aula de filosofia.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.