Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4295
Title: | O canal de distribuição na internacionalização: estudo de caso GUIALMI |
Author: | Couto, Maria João Gomes |
Advisor: | Mora, Carlos de Miguel |
Keywords: | Gestão Internacionalização de empresas |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Versando a internacionalização em Espanha, na perspectiva da Guialmi –
Empresa de Móveis Metálicos SA, pretende-se demonstrar a estreita relação
estabelecida entre a cultura de um país e o canal de distribuição a ser
adoptado na estratégia de internacionalização.
Contextualizam-se, inicialmente, os elementos teóricos indispensáveis ao
estudo de caso: a Internacionalização, a cultura espanhola e os canais de
distribuição. No capítulo dedicado à internacionalização apresenta-se o
conceito, descrevem-se as teorias e motivações para a internacionalização,
expõem-se os factores de decisão e os modos de entrada.
No capítulo seguinte caracteriza-se a cultura espanhola, com principal
destaque para a divisão regional e respectivos nacionalismos, terminando com
a prova da relação entre cultura e gestão empresarial.
O canal de distribuição é também focado no que respeita ao seu significado,
funções, evolução e importância.
O estudo do caso Guialmi compreende a descrição interna e externa da
empresa, dando especial importância ao canal de distribuição adoptado no
mercado espanhol, pela dependência na cultura para o sucesso da distribuição
no país vizinho. This work focus on the internationalization in Spain, from Guialmi - Empresa de Móveis Metálicos, SA’s perspective, evidencing the close relationship between a country’s culture and the choice of the internationalization strategy’s distribution channel. To begin with is contextualized the theory needed to the case study: internationalization, Spanish culture and the distribution channels. In the internationalization chapter is presented the concept, theories and motivations, deciding factors and entry modes. The next chapter characterizes the Spanish culture with main interest in the regional differences and nationalisms, proving there is a relation between culture and management. The distribution channel is also presented, explaining the concept, function, evolution and importance. The case study on Guialmi focuses especially on the importance of the distribution channel choice for Spain. The internal and external environments are described in order to prove that the success of that choice is intimately related to Spain’s culture. |
Description: | Mestrado em Línguas e Relações Empresariais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4295 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.