Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4290
Title: Monitorização do ruído ambiente e laboral na base aérea de Monte Real
Author: Carreira, Sónia Carin Pereira
Advisor: Samagaio, António
Keywords: Engenharia do ambiente
Ruído acústico: Monitorização
Poluição sonora
Barreiras acústicas
Isolamento acústico
Aeroportos
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os aeródromos/aeroportos foram, desde sempre, implantados em regiões desocupadas e distantes dos grandes centros urbanos. A construção de infraestruturas básicas transformou esses locais em óptimas opções para a expansão da malha urbana e prospecção imobiliária. O acelerado desenvolvimento dessas regiões, muitas vezes sem a fiscalização necessária por parte das câmaras municipais e juntas de freguesia, acabou por culminar em ocupações desordenadas e ilegais do solo, com edificações excessivamente próximas aos taxiways e pistas de descolagem/aterragem. Esta situação é recorrente e, hoje em dia, gera conflitos entre os aeroportos/aeródromos e as comunidades vizinhas, devido à poluição atmosférica e sonora dos aviões. No teatro principal das operações, é necessário considerar a situação dos militares que efectuam a manutenção das aeronaves e que diariamente estão expostos a níveis de ruído e vibrações elevados. Neste âmbito, surge a presente dissertação, que apresenta como principal objectivo a monitorização do ruído ambiente e laboral decorrente da operacionalização dos F - 16 pertencentes à BA5. Através das actividades desenvolvidas e, consequentemente, dos seus resultados, é possível concluir que quer a população vizinha, quer os militares estão sujeitos a níveis de ruído superiores aos legislados, sendo premente a tomada de mais medidas mitigadoras por parte da população vizinha e da BA5.
Aerodromes / airports have always been deployed in areas vacated and remote from major urban centers. The construction of basic infrastructure in these places become great options for expanding the urban area and real estate prospecting. The accelerated development of these regions, often without the checks required by the municipal councils and parish councils, eventually culminate in disorderly and illegal occupations of land, with buildings too close to the taxiways and runways for takeoff / landing. This is recurring, and, today, generates conflicts between airports / airstrips and surrounding communities, due to air pollution and noise from aircraft. In the main theater of operations, it is necessary to consider the situation of the military that maintain the aircraft and that are exposed daily to noise levels and vibrations high. In this context, comes this thesis, which has as main objective the monitoring of environmental noise and the operationalization of the underlying labor F16 belonging to BA5. Through the activities and therefore their results, one concludes that, indeed, whether local residents want the military are subject to noise levels above the legislated, and the taking more urgent mitigating measures by the local residents and BA5.
Description: Mestrado em Engenharia do ambiente
URI: http://hdl.handle.net/10773/4290
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UA - Dissertações de mestrado

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