Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/42838
Title: A autoavaliação como impulsionadora de autonomia e aprendizagem: um estudo na educação pré-escolar e no 1º CEB
Author: Guimarães, Ana Patrícia Fraga
Advisor: Oliveira, Diana da Silva
Keywords: Autonomia
Autoavaliação
Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Estratégias de ensino e aprendizagem
Defense Date: 10-Jul-2024
Abstract: Este relatório de estágio enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE) e retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação centrado na autoavaliação e no seu contributo para a autonomia e aprendizagem. O projeto, implementado com crianças em EPE e alunos do 2.º ano do 1.º CEB, perseguiu os seguintes objetivos de intervenção-investigação: a) Conceber e implementar uma sequência didática centrada na autoavaliação com o propósito de promover a autonomia em crianças em EPE, identificando estratégias facilitadoras e desafios inerentes à eficácia desta abordagem; b) Conceber e implementar uma sequência didática centrada na autoavaliação com o propósito de promover a autonomia em alunos do 2.º ano do 1.º CEB, identificando estratégias facilitadoras e desafios inerentes à eficácia desta abordagem; c) Identificar efeitos do PII no desenvolvimento profissional e pessoal da professora estagiária-investigadora. No enquadramento teórico percorrem-se algumas teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil (entre elas, as de Piaget e Vygotsky), assim como se discutem os conceitos de autoavaliação e autonomia na aprendizagem, na interface com práticas de (auto)avaliação e estratégias pedagógicas eficazes no contexto de EPE e do 1.º CEB. O capítulo encerra com uma análise das políticas educativas curriculares em Portugal, enfatizando a autoavaliação e comparando as dimensões formativa e sumativa da avaliação. Este projeto de intervenção-investigação, com características de investigação-ação, englobou diversas técnicas de recolha de dados, tais como: observação direta participante e não participante e compilação documental. Para o efeito, foram utilizados diferentes instrumentos, nomeadamente: notas de campo, cartões do semáforo, mapa de comportamento, realização de teatros, mapa da caça ao tesouro comportamental, folha de registo "O Professor sou eu!", listas de verificação “Será que consigo?” e boletins de voto da assembleia final. Os dados recolhidos foram analisados com recurso a análise de conteúdo e análise quantitativa (estatística descritiva). Os resultados obtidos apontam para a importância da promoção da autoavaliação junto de crianças e alunos com vista ao seu desenvolvimento académico e pessoal. Verificou-se que a adoção de estratégias pedagógicas promotoras de uma cultura de autoavaliação de e para as aprendizagens, não só contribuiu para aumentar a consciência das crianças e alunos sobre as suas próprias responsabilidades e progressos, como também promoveu a sua autonomia e motivação para a aprendizagem.
This internship report is part of the Supervised Pedagogical Practice and Educational Orientation Seminar curricular units and describes the development of an intervention-research project focused on self-evaluation and its contribution to autonomy and learning. The project, implemented with children in Pre-School Education and students in the 2nd year Primary School students, pursued the following intervention-research objectives: a) To design and implement a didactic sequence centered on self-evaluation with the aim of promoting autonomy in children in Pre-School Education, identifying facilitating strategies and challenges inherent to the effectiveness of this approach; b) To design and implement a teaching sequence centered on self-evaluation with the aim of promoting autonomy in 2nd year Primary School students, identifying facilitating strategies and challenges inherent in the effectiveness of this approach; c) To identify the effects of the intervention-research project on the professional and personal development of the trainee teacher-researcher. The theoretical framework covers some theories of learning and child development (including those of Piaget and Vygotsky), as well as discussing the concepts of self-evaluation and autonomy in learning, at the interface with (self-)evaluation practices and effective teaching strategies in the context of Pre-School Education and Primary School students. The chapter closes with an analysis of curricular educational policies in Portugal, emphasizing self-evaluation and comparing the formative and summative dimensions of evaluation. This intervention-research project, with action-research characteristics, included various data collection techniques, such as direct participant and non-participant observation and document compilation. For this purpose, different instruments were used, namely: field notes, traffic light cards, behavior map, theatrical performance, behavioral treasure hunt map, “The Teacher is me!” record sheet, “Can I do it?” checklists and final assembly ballots. The data collected was analyzed using content analysis and quantitative analysis (descriptive statistics). The results obtained point to the importance of promoting self-evaluation among children and students with a view to their academic and personal development. It was found that the adoption of pedagogical strategies that promote a culture of self-evaluation of and for learning, not only contributed to increasing children and students' awareness of their own responsibilities and progress, but also promoted their autonomy and motivation for learning.
URI: http://hdl.handle.net/10773/42838
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Guimarães.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.