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http://hdl.handle.net/10773/42687
Title: | Técnica de Delphi como estratégia para validar domínios de competências de estudantes de terapia ocupacional |
Author: | Gomes, Maria Dulce Rua, Marília |
Issue Date: | Sep-2022 |
Publisher: | Editorial Dykinson |
Abstract: | A formação dos terapeutas ocupacionais compreende a aprendizagem em ambiente educativo, complementada pela aprendizagem da prática em contexto profissional. Este processo é indissociável de um processo avaliativo que envolve estudantes e educadores clínicos. Tendo por objetivo promover a introdução de mudanças metodológicas e instrumentais na avaliação de competências do estudante na sua prática clínica, este estudo visa estabelecer os domínios de um instrumento de medida. Este estudo consiste na primeira fase do processo de criação de um instrumento de avaliação, em que a partir da seleção prévia de um conjunto de itens tendo por base a revisão de literatura, são definidos os domínios com recurso à colheita de dados secundária através do método de Delphi modificado, seguindo as etapas para a sua implementação. O painel de peritos, foi constituído por 2 peritos em supervisão de práticas clínicas de cada curso de Terapia Ocupacional das 4 escolas em Portugal. Para a 1ª ronda, foram identificados conceitos-chave a integrar os domínios e definidos os critérios de consenso. A 2ª ronda foi desenvolvida segundo a análise dos dois domínios que não obtiveram consenso na 1ª ronda, sendo dado feedback aos peritos das reflexões dos restantes. O consenso entre os peritos foi obtido na segunda ronda, tendo sido acrescentado um domínio como resultado da divisão de outro em dois, tendo-se assim obtido 5 domínios. Com o objetivo de determinar o consenso nos domínios de um instrumento de avaliação de competências dos estudantes, foi utilizado o método de Delphi modificado. Sendo a formação de terapeutas ocupacionais regulada pela Federação Mundial de Terapia Ocupacional (WFOT), bastaram apenas duas rondas para se obter o consenso e a estabilidade. Este processo consistiu num passo relevante para a continuidade da investigação, permitindo a construção de um instrumento multidimensional e a sua validação psicométrica. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/42687 |
ISBN: | 978-84-1122-609-7 |
Publisher Version: | https://www.forofecies.com/pt/libro-de-resumenes |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
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