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http://hdl.handle.net/10773/42618
Title: | Da supervisão colaborativa à didáctica da escrita na língua materna: um estudo de caso(s) |
Author: | Silva, Maria da Conceição Carvalho de Medeiros |
Advisor: | Sousa, Maria de Lurdes |
Keywords: | Língua materna Supervisão de professores Didáctica da escrita |
Defense Date: | 2000 |
Abstract: | O estudo empírico apresentado, no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica, resultou das necessidades de formação do ano de estágio dos alunos da Licenciatura de
Português-Inglês da Universidade dos Açores.
Adoptou-se como metodologia de formação a investigação-acção, no contexto da Supervisão Colaborativa, e uma abordagem integrada de formação, por forma a fomentar a alteração das práticas de ensino da escrita e o desenvolvimento profissional das três professoras-estagiárias do núcleo
de estágio alvo da investigação.
Definiram-se como objectivos deste estudo: (1) implementar a estratégia de formação investigação-acção-colaborativa, num contexto de Supervisão Colaborativa; (2) promover
uma atitude reflexiva, investigativa e colaborativa, através da análise reflexiva da praxis e de práticas de trabalho colaborativo e relações colegiais; (3) investigar a relação entre a metodologia de formação e o desenvolvimento profissional das formandas.
Como metodologia de investigação, optou-se pelo estudo de caso(s), variante multi-caso, no quadro do paradigma da investigação qualitativa. A informação foi recolhida, através da observação participante das aulas, encontros de pré e de pós-observação e análise documental, tendo-se optado pela análise de conteúdo, como procedimento de análise do corpus.
Este estudo iniciou-se com o processo da construção colaborativa do programa de formação das orientadoras e professoras-estagiárias em Julho de 1998, seguindo-se a formação
das orientadoras (de Português e de Inglês) e das professoras-estagiárias em Trabalho Colaborativo, Metodologias de Investigação na Sala de Aula e Didáctica da Escrita (de
Setembro a Dezembro de 1998), tendo em vista a elaboração dos planos de acção. Por fim, as estagiárias desenvolveram os seus sub-projectos de investigação-acção-colaborativa na
área da escrita, de Janeiro a Maio de 1999.
Os resultados obtidos indicam que a estratégia de formação investigação-acção-colaborativa, implementada no contexto da Supervisão Colaborativa, contribuiu para o desenvolvimento profissional das professoras estagiárias e para a alteração das suas práticas de ensino da escrita. The presented empirical study has arisen from the needs showed by the Portuguese-English course students in the University of Azores, in their training year. An integrative approach to training of the collaborative type has been adopted, in a context of Collaborative Supervison and through the adoption of a collaborative training – research methodology, aiming to encourage a change in the ways of teaching writing skills and the professional development of the three trainees involved in the research. The following objectives have been set for this study: (1) to apply a methodology of collaborative-research-action training in a group of three trainees and within a context of Collaborative Supervision; (2) to promote a reflective, research and collaborative attitude, through the reflective analysis of the praxis and collaborative and peer relationship practice; (3) to research the relationship between the training methodology adopted and the professional development of the trainees. As research methodology the study of case(s), has been chosen, by integrating three sub-cases in the qualitative research paradigm. Information was gathered through lesson observation, pre- and post-observation meetings and analysis of documents, selecting content analysis as the adopted procedure to analyze the corpus. This study began with the collaborative designing of the trainers and trainees’training programme in July 1998, which was followed by the training of the trainers (Portuguese and English) and of the trainees in areas such as Collaborative Work, Classroom research Methodologies and Teaching Writing (from September to December 1998), aiming at setting of action plans. Finally, the trainees developed their own research-action sub-projects on the teaching of writing skills, in a Collaborative Supervision context (from January to May 1999). The results show that the adopted collaborative-researchaction training strategy, applied in a context of Collaborative Supervision, has contributed to the professional development of the trainees and to the changing of the strategies used to teach writing skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/42618 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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