Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/42416
Title: O contributo de vídeos curtos multimodais para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
Author: Zhang, Yidi
Pedro, Luís
Lucas, Margarida
Issue Date: Jul-2022
Publisher: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
Abstract: O vídeo, enquanto recurso pedagógico, tem sido utilizado com sucesso como uma forma de apresentar múltiplas fontes de informação na sala de aula tradicional, híbrida e online. A utilização deste recurso cria a oportunidade de os aprendentes serem “rodeados” por imagens visuais, efeitos sonoros e texto escrito ao mesmo tempo (Schmerbeck & Lucht, 2017), o que lhes permite compreender o conteúdo num formato mais descontraído e eficaz (Hung, 2016). Contudo, em comparação com a utilização estabelecida do vídeo tradicional na educação (Kruger & Doherty, 2016), os vídeos curtos, promovidos por plataformas como Tik-Tok ou Instagram, têm surgido como uma estratégia de aprendizagem de (LEs) (Masruddin, 2018; Larreta-Azelain & Monje, 2016) e como um meio para avaliar, e fornecer feedback sobre as competências linguísticas dos aprendentes (Schroeders et al., 2010; Winke et al., 2010). Neste contexto, consideramos que os vídeos curtos se tornaram num recurso educativo multimodal, aberto e emergente para a aprendizagem de LEs (Olivier, 2019). No entanto, a sistematização sobre os seus contributos para este fim é ainda incipiente. Assim, definimos a contribuição de vídeos curtos para o ensino de LEs como objetivo de investigação, de modo a descrever a tendência da aprendizagem de LEs através de vídeos curtos nos dias de hoje. Para tal, conduzimos uma revisão de literatura, cuja pesquisa foi limitada aos artigos sobre o ensino e aprendizagem de LEs através de vídeos (curtos), publicados a partir de 2010, e cujos resultados foram analisados de forma descritiva. No entanto, devido à escassez de estudos sobre vídeos curtos, este trabalho também inclui estudos sobre a aprendizagem de LEs através de vídeos tradicionais. Os resultados mostram que o número de trabalhos sobre a aprendizagem de LEs através de vídeos curtos tem aumentado gradualmente nos últimos anos. Mostram, ainda, que a maioria são estudos qualitativos com resultados preliminares. Os estudos analisados destinam-se principalmente a identificar o papel de vídeos curtos na melhoria da produção oral, na consolidação dos conhecimentos gramaticais e de vocabulário, e no aumento da motivação para a aprendizagem. No entanto, as investigações sobre o vídeo, no geral, e elementos multimodais para a aprendizagem de LEs, revelam a contribuição deste recurso para várias dimensões linguísticas e as relações entre elas, em termos de múltiplos modos de apresentação, incluindo visual, auditivo e textual. Este contraste sugere que o estudo do ensino e aprendizagem de LEs através de vídeos curtos não está ainda adequadamente conceptualizado e explorado. Espera-se que estes resultados forneçam uma referência preliminar para a nossa investigação, que planeia contribuir para o ensino e aprendizagem de LEs através de vídeos curtos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/42416
Publisher Version: https://icet2022.pt/en/content/abstracts/abstract-book/abstract-book.html
Appears in Collections:DeCA - Comunicações
CIDTFF - Comunicações
DEP - Comunicações
DigiMedia - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo_Final_18615_e4467.pdf125.49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.