Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/42378
Title: | Avaliação para as aprendizagens: pensamento crítico e criativo nas aulas de ciências naturais de alunos do segundo ciclo do ensino básico português |
Other Titles: | Assessment for learning: critical and creative thinking in science classes in the second cycle of portuguese basic education Evaluación para el aprendizaje: pensamento crítico y creativo en clases de ciencias del segundo ciclo de educación básica portuguesa |
Author: | Vieira, Celina Tenreiro Vieira, Rui M. |
Keywords: | Pensamento Crítico Pensamento Criativo Educação em Ciências Práticas didático-pedagógicas |
Issue Date: | 21-Dec-2022 |
Abstract: | Os contextos de vida, hoje, fortemente marcados pela incerteza, justificam uma formação em ciências,
que ajude a lidar eficaz e produtivamente com questões socialmente relevantes que envolvem a ciência e a
tecnologia. Tal requer uma ênfase no desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo (PCC), porquanto são
fundamentais para alcançar a máxima eficácia na tomada de decisão e na resolução de problemas, num quadro de
realização pessoal e de desenvolvimento sustentável. No presente artigo explicitam-se referenciais teóricos e
focam-se recortes de práticas didático-pedagógico de ciências, com orientação para o PCC, ilustrativos de
atividades e integrando a avaliação para as aprendizagens. Today's contexts of life, strongly marked by uncertainty, justify science education for all, which helps to deal effectively and productively with socially relevant issues involving science and technology. This requires an emphasis on the development of Critical and Creative Thinking (PCC), as they are fundamental to achieving maximum efficiency in decision-making and problem solving, within a framework of personal fulfillment and sustainable development. In this article, theoretical references are made explicit and focus on clippings of science didactic-pedagogical practices, with guidance for the PCC, illustrative of activities and integrating assessment for learning. Los contextos de vida de hoy, fuertemente marcados por la incertidumbre, justifican una carrera en 2 ciencias, que ayuda a abordar de manera efectiva y productiva los temas socialmente relevantes que involucran la ciencia y la tecnología. Esto requiere un énfasis en el desarrollo del Pensamiento Crítico y Creativo (PCC), ya que son fundamentales para lograr la máxima eficiencia en la toma de decisiones y resolución de problemas, en un marco de realización personal y desarrollo sostenible. En este artículo, las referencias teóricas se explicitan y se centran en recortes de prácticas didáctico-pedagógicas de la ciencia, con orientación para el PCC, ilustrativas de actividades e integradoras de evaluación para el aprendizaje. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/42378 |
Publisher Version: | https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/809 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.