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http://hdl.handle.net/10773/42344
Title: | Promoção de uma educação em valores com crianças do 1.º ciclo do ensino básico na modalidade de E@D |
Author: | Pinto, Ana Catarina Marques, Margarida M. |
Keywords: | Educação em Valores 1.º Ciclo do Ensino Básico Ensino a Distância Pandemia COVID-19 Tecnologias digitais no Ensino |
Issue Date: | Nov-2022 |
Publisher: | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu |
Abstract: | Face à rápida evolução da Sociedade, os professores poderão ter a perceção de que há uma redução de valores morais nos quadros axiológicos da população discente atual, considerando que é indispensável a promoção de uma Educação em Valores intencional. O estudo que se reporta envolveu 25 crianças do 4.º ano de escolaridade, durante a Prática Pedagógica Supervisionada de um curso de Mestrado em Ensino. Visou uma Educação em Valores intencional, focando valores preconizados em documentos do Agrupamento de Escolas entre outros. Neste sentido, desenvolveu-se uma intervenção educativa que integra elementos dos modelos de Clarificação de Valores e Cognitivo, articulados com aprendizagens curriculares do 4.º ano. O encerramento das escolas devido à situação pandémica COVID-19 obrigou a que a intervenção decorresse na modalidade de Ensino a Distância (E@D). Foram necessários reajustes que permitissem a concretização do projeto e a envolvência por parte dos alunos e dos seus
Encarregados de Educação (EE). Adotou-se uma metodologia com características de investigação-ação que envolveu uma recolha de dados junto dos alunos e dos seus EE. A análise dos dados não permitiu a identificação de um padrão de valores semelhante entre as crianças e as suas famílias. Os resultados evidenciaram a presença de quadros axiológicos instáveis e em reformulação nas crianças. Verificou-se também uma fraca adesão às atividades por parte dos alunos e uma dificuldade em os EE acompanharem as sessões. Ainda assim, identificou-se que cada aluno possui o seu próprio quadro axiológico devido à sua singularidade, porém, considerado instável dada a sua imaturidade. Given the rapid evolution of society, teachers may have the perception that there is a reduction in moral values in the axiological frameworks of the current student population, considering that it is essential to promote an intentional Education in Values. The present study involved 25 children from the 4th year of schooling, during the Supervised Pedagogical Practice of a Masters in Teaching course. It aimed at an intentional Education in Values, focusing on values advocated in the School Cluster’s documents and other sources. In this sense, an educational intervention was developed that integrates elements of the models of Values Clarification and Cognitive, articulated with the 4th year's curricula. The closing of schools due to the COVID-19 pandemic situation forced the intervention to take place in the form of Distance Learning (E@D). Readjustments were necessary to allow the project to be implemented and the involvement of the students and their Legal Guardians (LG). A methodology with action-research characteristics was adopted, which involved a collection of student and their LG data. Data analysis did not allow identifying a similar pattern of values between the children and their families. The results showed the presence of unstable and under reformulation axiological frames in the children. There was also a weak adherence to the activities by the students and a difficulty for the LG to follow the sessions. Even so, it was identified that each student has its own axiological framework due to its uniqueness, however, considered unstable given its immaturity. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/42344 |
ISBN: | 978-989-53495-4-8 |
Publisher Version: | https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/8240 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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