Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/42286
Title: História da ciência e ensino de física através de uma oficina de história em quadrinhos
Other Titles: History of science and physics teaching through a comics workshop
Historia de la enseñanza de las ciencias y la física a través de un taller de cómic
Author: Corrêa, Savio Figueira
Malaquias, Isabel
Keywords: História da ciência
Divulgação científica
Literacia científica
História em quadrinhos
Issue Date: 4-Oct-2022
Publisher: CDRR Editors
Abstract: O estímulo à leitura e ao conhecimento científico podem ser trabalhados de forma conjunta em processos de aprendizagem através da divulgação científica. Este tipo de abordagem possibilita uma melhor compreensão de como surgem os conceitos e fenômenos da natureza através do recurso à História da Ciência em sala de aula. O presente trabalho visa a divulgação e apropriação da história da invenção do fotofone, no ensino de física, através da utilização de extratos de um artigo histórico sobre a mesma e o recurso à produção de uma história em quadrinhos, aplicando uma oficina sobre o uso desta técnica gráfica. O trabalho foi desenvolvido em quatro turmas do Colégio Kennedy, nos meses de fevereiro e março de 2021, via sistema remoto, sendo 2 turmas do 9º ano do ensino fundamental e 2 turmas do 1º ano do ensino médio. Após a realização da oficina, os alunos construíram histórias em quadrinhos sobre a história e o funcionamento do fotofone. A análise das histórias em quadrinhos, bem como dos resultados do questionário aplicado, permitiu conhecer o grau de compreensão da leitura adquirido pelos alunos mediado pelo uso das linguagens gráfica e escrita produzidos por estes. Sendo assim, foi possível destacar que o emprego do tema, em sala de aula, envolvendo História da Ciência e a utilização da ferramenta de construção de histórias em quadrinhos teve um efeito motivador sobre os alunos e permitiu verificar apropriação por parte destes de aspetos importantes da compreensão científica da questão em jogo.
The stimulus to reading and scientific knowledge can be worked together in learning processes through scientific dissemination. This type of approach enables a better understanding of how the concepts and phenomena of nature arise using the History of Science in the classroom. The present work aims at the dissemination and appropriation of the history of the invention of the photophone, in the teaching of physics, using extracts from a historical article about it and the use of the production of a comic book, applying a workshop on the use of this graphic technique. The study was developed with four classes at Kennedy High School, in February and March 2021, via remote system, being 2 classes from the 9th year of elementary school and 2 classes from the 1st year of high school. After the workshop, the students built comics about the history and functioning of the photophone. The analysis of the comics, as well as the results of the applied questionnaire, enabled to know the degree of reading comprehension the students acquired mediated by the graphic and written languages they produced. Therefore, it was possible to highlight that the use of the theme, in classroom, involving History of Science and the use of the comic book construction tool had a motivating effect on the students and allowed them to verify their appropriation of important aspects of the scientific understanding of the issue at stake.
El estímulo a la lectura y el conocimiento científico pueden trabajarse en conjunto en los procesos de aprendizaje a través de la divulgación científica. Este tipo de enfoque permite una mejor comprensión de cómo surgen los conceptos y fenómenos de la naturaleza a través del uso de la Historia de la Ciencia en el aula. El presente trabajo tiene como objetivo la difusión y apropiación de la historia de la invención del fotófono, en la enseñanza de la física, mediante el uso de extractos de un artículo histórico sobre el mismo y el aprovechamiento de la producción de una historieta, aplicando un taller sobre el uso de esta técnica gráfica. El trabajo se llevó a cabo en cuatro clases en el Colégio Kennedy, en febrero y marzo de 2021, a través de un sistema remoto, con 2 clases en el 9º año de la escuela primaria y 2 clases en el 1º año de la escuela secundaria. Después del taller, los alumnos construyeron historietas sobre la historia y el funcionamiento del fotófono. El análisis de las historietas, así como los resultados del cuestionario aplicado, permitió conocer el grado de comprensión lectora adquirido por los estudiantes mediado por el uso de lenguajes gráficos y escritos producidos por ellos. Por lo tanto, fue posible destacar que el uso del tema, en el aula, que involucra Historia de la Ciencia y el uso de la herramienta de construcción de historietas tuvo un efecto motivador en los estudiantes y permitió verificar su apropiación de aspectos importantes de la ciencia. comprensión del problema en juego.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/42286
DOI: 10.33448/rsd-v11i13.35230
ISSN: 2525-3409
Publisher Version: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35230
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
35230-Article-391827-1-10-20221004.pdf184.45 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.