Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/42259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBernardo, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorVieira, Rui Marquespt_PT
dc.contributor.authorSá, Alexandre Franco dept_PT
dc.date.accessioned2024-08-30T14:30:35Z-
dc.date.available2024-08-30T14:30:35Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.isbn978-972-745-293-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/42259-
dc.description.abstractMantém-se recorrente a ideia, traduzida em múltiplas iniciativas e programas, de que o desenvolvimento de pensadores críticos deve ser uma das finalidades dos sistemas educativos. Um dos marcos da concretização dessa ideia é a obra de Robert Ennis que em 1985 apresenta uma taxionomia com disposições e capacidades do que se espera ser um pensador crítico capaz de exercer uma atividade racional reflexiva, com vista ao objetivo práxico de alcançar uma crença ou ação sensata. Partindo-se desta concetualização, e procurando responder à necessidade de existirem traduções aplicáveis desta ideia de pensamento crítico ao contexto de ensino-aprendizagem, apresentam-se e discutem-se os resultados obtidos na implementação, na disciplina de Filosofia do ensino secundário português, de uma sequência didática, suportada em tecnologias digitais e em trabalho de escrita colaborativa, e com a qual se visava a expressão explícita e intencional de capacidades e disposições de pensamento crítico, integradas em competências filosóficas argumentativas escritas.pt_PT
dc.description.abstractThe idea that the development of critical thinkers should be one of the aims of educational systems remains recurrent and is reflected in multiple initiatives and programmes. One of the milestones in the implementation of this idea is the work of Robert Ennis, who in 1985 presented a taxonomy with dispositions and capacities of what is expected to be a critical thinker capable of exercising a rational reflective activity, with a view to the practical goal of achieving a sensible belief or action. Based on this conceptualisation, and responding to the need for applicable translations of this idea of critical thinking to the teaching-learning context, we present and discuss the results obtained in the implementation, in the subject of Philosophy in Portuguese secondary education, of a didactic sequence, supported by digital technologies and collaborative writing work, which aimed at the explicit and intentional expression of critical thinking skills and dispositions, integrated in written argumentative philosophical competences.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectEnsino filosofiapt_PT
dc.subjectEscrita colaborativa argumentativapt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.titleUso de tecnologias digitais no desenvolvimento do pensamento críticopt_PT
dc.title.alternativeUse of digital technologies in the development of critical thinkingpt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
ua.event.date3-4 março, 2022pt_PT
degois.publication.firstPage127pt_PT
degois.publication.lastPage139pt_PT
degois.publication.locationBragançapt_PT
degois.publication.titleVIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ieTIC2022: livro de ataspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/25454pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro
DEP - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Páginas de Livro_Atas_ieTIC2022-vf.pdf191.68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.