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http://hdl.handle.net/10773/42257
Title: | A pandemia da desinformação: um combate a partir do desenvolvimento explícito do pensamento crítico na disciplina de filosofia no ensino secundário |
Author: | Bernardo, Isabel Vieira, Rui Marques Sá, Alexandre Franco de |
Keywords: | Pensamento crítico Desinformação Ensino da filosofia com tecnologias digitais |
Issue Date: | Sep-2022 |
Publisher: | AFIRSE Portugal |
Abstract: | A amplificação do fenómeno da desinformação pela crescente digitalização dos meios de comunicação é percebida como uma ameaça à democracia por organizações supranacionais como a União Europeia, pelo dano que é intencionalmente provocado na tomada de decisões relativas às questões da segurança, da saúde e do ambiente. A desinformação não é, assim, apenas um problema epistémico, mas também ético e não é apenas uma questão social e política, mas também individual, pelo papel dos cidadãos na disseminação de informações falsas nas redes sociais. Os sistemas educativos são vistos como agentes relevantes no combate à desinformação ao introduzirem explicitamente nos curricula literacias transversais como a literacia dos média e a literacia digital. Em Portugal há referenciais de educação para os média com foco em capacidades, conhecimentos e atitudes. Há também orientações para a inserção dessas literacias, nomeadamente dos média, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Faltam, porém, investigações mais centradas na forma como se cruzam, em áreas disciplinares específicas, o conhecimento e competências disciplinares, capacidades e disposições de pensamento crítico e competências das literacias dos média e digitais. Neste artigo apresentam-se três sequências de ensino e aprendizagem implementadas com uma turma na disciplina de Filosofia do ensino secundário e nas quais foram intencional e explicitamente integradas conceitos, teorias e competências filosóficas com disposições e capacidades de pensamento crítico, com vista ao desenvolvimento nos alunos de competências que os tornassem capazes de se posicionar criticamente face a desinformação que circula nos média digitais. A análises das produções dos alunos permitem-nos aferir que é possível criar situações de ensino e aprendizagem através dos quais os alunos desenvolvem e expressam esse posicionamento crítico, sendo capazes de pensar em princípios de atuação e de autorregulação. Sendo uma investigação limitada ao contexto empírico de uma turma, pode, no entanto, ser um ponto de partida para se pensar em processos de investigação mais alargados e que possam vir a resultar no estabelecimento, por exemplo, de rubricas que possam funcionar, nas diferentes disciplinas do currículo, como guias para a integração de disposições e capacidades de pensamento crítico e competências de literacia dos média e dos média. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/42257 |
ISBN: | 978-989-8272-43-0 |
Publisher Version: | https://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxix-coloquio-2022/ |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
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