Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/42200
Title: Atividade física e ansiedade perante o desempenho musical
Author: Loureiro, Inês Sofia Sousa
Advisor: Santana, Helena Maria da Silva
Alvarelhão, José Joaquim Marques
Keywords: Ansiedade no desempenho musical
Atividade física
Músicos
Defense Date: 13-Dec-2023
Abstract: O presente relatório está inserido na UC de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, da Universidade de Aveiro. Este é constituído por duas partes: o Projeto Educativo e o Relatório da Prática de Ensino. Relativamente à primeira parte, a ansiedade no desempenho musical é uma emoção que afeta os músicos em geral e que pode prejudicar o desempenho dos mesmos. Pode ser causada por diversos fatores e manifestar-se de diferentes formas. Assim, é crucial que os músicos conheçam o vasto leque de estratégias existentes para prevenir e combater este problema e que esse conhecimento seja transmitido aos jovens músicos durante a sua formação. O objetivo desta investigação foi analisar a relação da prática de atividade física com a ansiedade em músicos instrumentistas jovens. Na secção prática deste estudo foi realizado um estudo observacional através da aplicação de um formulário, que incluía questionários relativos aos níveis de ansiedade no desempenho musical (MPAI-A), aos hábitos e níveis de atividade física (IPAQ), à sintomatologia depressiva e de ansiedade (PHQ-9 e GAD-7, respetivamente) e questões sobre os dados sociodemográficos dos participantes. Os resultados mostram que a prática de atividade física é uma estratégia que se associa com os níveis de ansiedade no desempenho musical, dado que os participantes que tinham uma prática regular apresentaram valores inferiores e estatisticamente significativos de ansiedade. Fomentar a prática de atividade física em jovens músicos é uma estratégia válida para melhorar o controlo da ansiedade perante o desempenho musical, devendo ser proposta pelos professores aos discentes. Na segunda parte deste trabalho é apresentado o Relatório da Prática de Ensino realizada no ano letivo de 2022/2023, na Escola de Música de Perosinho. Esta parte da UC de Prática de Ensino Supervisionada permitiu desenvolver as minhas capacidades, métodos e estratégias de lecionação, assim como implementar alguns conteúdos adquiridos.
This report is part of Supervised Teaching Practice UC of the Master’s Degree in Music Education at the University of Aveiro. It is divided in two parts: Educational Project and Teaching Practice Report. Regarding the first part, musical performance anxiety is an emotion that affects musicians in general and can affect their performance. It can be caused by various factors and manifest itself in different ways, therefore it is crucial that musicians are aware of the wide range of strategies that exist to prevent and combat this problem and passed it on to young musicians during their education process. The aim of this research was to analyse the relationship between physical activity and anxiety in young instrumental musicians. In the investigative section, an observational study was carried out by applying a form, which included questionnaires relating to levels of anxiety in musical performance (MPAI-A), physical activity habits and levels (IPAQ), depressive and anxiety symptomatology (PHQ-9 and GAD-7, respectively), and questions about the participants’ sociodemographic data. The results show that the practice of physical activity is a strategy that is associated with anxiety levels in musical performance, given that the participants who practiced regularly had lower and statistically significant anxiety values. Encouraging young musicians to practice physical activity is a valid strategy for improving anxiety control in the face of musical performance and should be proposed by teachers to their students. The second part of this document is the Teaching Practice Report carried out at the Escola de Música de Perosinho, in the 2022/2023 academic year. This part of the Supervised Teaching Practice UC allowed me to develop my teaching skills, methods, and strategies, as well as to implement some content I had learnt.
URI: http://hdl.handle.net/10773/42200
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Inês_Loureiro.pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.