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Título: Multilinguismo e competências interculturais no mercado de trabalho europeu
Autor: Vargas, Cláudia Mercado
Orientador: Moreira, Gillian Grace Owen
Palavras-chave: Multilinguismo
Comunicação intercultural
Globalização
Mercado de trabalho: Estudos de caso: União Europeia
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O objectivo deste estudo consiste em investigar o papel das competências linguísticas e interculturais no mercado de trabalho europeu. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso. Com base na revisão de literatura, em diferentes questionários e numa entrevista, pretendemos trazer luz sobre o potencial contributo de uma educação que promove o desenvolvimento de competências linguísticas e interculturais no mercado de trabalho europeu. Ex-alunos do Liceu Franco Boliviano (La-Paz, Bolívia) foram o público-alvo deste estudo, uma vez que são agentes activos no mercado de trabalho. Ainda que se trate de um estudo em pequena escala, os resultados obtidos indicam que o multilinguismo é requisitado no mercado de trabalho. Já as competências interculturais são sobretudo valorizadas pelos indivíduos inquiridos e não pelas empresas, já que estas não reconhecem a importância das competências interculturais para a comunicação entre pessoas de diferentes culturas.
The purpose of this study is to investigate the role of language and intercultural skills in the labour market. The methodology used is the Case Study. Based on the review of relevant literature, and the administration of questionnaires and an interview, we intend to shed light on the potential contribution of an education that promotes the development of language and intercultural skills in the European labour market. Former students of the Franco Boliviano High School (La Paz, Bolivia) were the target of this study, since they are active agents in the labour market. Although it is a small study, the results indicate that multilingualism is required in the job market. Intercultural skills were found to be most valued by jobseekers; however, companies did not seem to value these skills for communication between people of different cultures
Descrição: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/4219
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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