Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/42192
Title: O baixo elétrico revisitado: um estudo criativo sobre as potencialidades harmónicas do instrumento
Author: Pizzol, Fausto Lessa Fernandes
Advisor: Carvalho, Paulo Torres Vaz de
Dalagna, Gilvano
Keywords: Baixo elétrico
Abordagem harmónica
Investigação artística
LCCTO
Affordances
Aprendizagem perceptual e desenvolvimento
Defense Date: 24-Jan-2024
Abstract: Há um consenso em estabelecer a data de 1951 como o ano em que foi inventado o baixo elétrico. Em detrimento dos esforços pretéritos, factualmente, nesse ano se deu o registro da patente do primeiro modelo bemsucedido comercialmente (Bacon, 2001). A motivação e os objetivos relativamente à sua criação estão razoavelmente documentados. Eles estabelecem uma clara relação com o contrabaixo, mais especificamente, um interesse em substituí-lo, principalmente por motivos ergonómicos e de projeção de som (Brewer, 2003). No entanto, mais do que a óbvia diferença ergonómica, o baixo elétrico também possui características tímbricas peculiares, que potencializam sua utilização para além dessa designação concebida inicialmente. Desde a popularização do seu uso, se observa um processo constante de expansão das possibilidades para sua performance, tanto por meio da criação de técnicas de execução próprias, quanto pelo desenvolvimento daquelas já existentes (Dowdall, 2017; Pizzol, 2018). Imersa nesse contexto, a presente investigação artística objetiva expandir as possibilidades de performance e criação musical para o baixo elétrico através da estruturação de uma proposta para a sua utilização harmónica. Em desacordo com o paradigma que o caracteriza como melódico, com uma função rítmica associada, defende-se que o instrumento apresenta uma viabilidade para a execução harmónica vertical cujo potencial, ainda que venha sendo explorado gradualmente, tem seu desenvolvimento constrangido face à carência de investigação, método e documentação. Fundamentado num sistema tonal alternativo à prática consolidada, denominado conceito de organização tonal lídio cromático - LCCTO (Russell, 2001) e norteado por experimentações alicerçadas no conceito de affordances (Gibson, 1979) e na teoria de aprendizagem perceptual e desenvolvimento (Gibson & Pick, 2000) o trabalho de investigação envolve (i) a concepção de um método para detectar e desenvolver as potencialidades harmónicas do baixo elétrico, (ii) a estruturação de um idioma harmónico para o instrumento, (iii) a criação de um portfólio de composições baseadas nesse idioma. Pretende-se que os resultados obtidos contribuam para consolidar um novo paradigma para a prática do baixo elétrico, assim como para a discussão académica sobre o mesmo e que, consequentemente, tragam implicações pedagógicas relacionadas à didática e aos conteúdos dos programas de ensino do instrumento.
There is a consensus in establishing 1951 as the year in which the electric bass was invented. To the detriment of past efforts, factually, that year saw the registration of the patent for the first commercially successful model (Bacon, 2001). The motivation and objectives regarding its creation are reasonably documented. They establish a clear relationship with the double bass, more specifically, an interest in replacing it, mainly for ergonomic reasons and sound projection (Brewer, 2003). However, more than the obvious ergonomic difference, the electric bass also has peculiar timbre characteristics, which enhance its use beyond that initially conceived designation. Since the popularization of its use, a constant process of expansion of possibilities for its performance has been observed, both through the creation of its own execution techniques and through the development of existing ones (Dowdall, 2017; Pizzol, 2018). Immersed in this context, the present artistic investigation aims to expand the possibilities of performance and musical creation for the electric bass by structuring a proposal for its harmonic use. In opposition to the conventional perception that its execution is essentially melodic, with an associated rhythmic function, it is argued that the instrument presents a viability for the harmonic execution whose potential, even if it has been explored gradually, has its development constrained due to the lack of investigation, method, and documentation. Based on an alternative tonal system to the consolidated practice, called Lydian chromatic concept of tonal - LCCTO (Russell, 2001) and guided by experiments grounded in the concept of affordances (Gibson, 1979) and in the theory of perceptual learning and development (Gibson & Pick, 2000) the research work involves (i) the conception of a method to detect and develop the harmonic potentialities of the electric bass, (ii) the structuring of a harmonic idiom for the instrument, (iii) the creation of a portfolio of compositions based in that idiom. It is intended that the results obtained contribute to consolidating a new paradigm for the practice of the electric bass, as well as for the academic discussion about it, and that, consequently, bring pedagogical implications related to the didactics and the contents of the instrument's teaching programs.
URI: http://hdl.handle.net/10773/42192
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Fausto_Pizzol.pdf51.84 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.