Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/42163
Title: Efeitos de um programa de intervenção em narrativas em crianças com perturbação do desenvolvimento da linguagem
Author: Moreira, Diana Gonçalves
Advisor: Martins, Fátima Alexandrina Mendes
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Perturbação do desenvolvimento da linguagem
Narrativas orais
Programa de intervenção em narrativas
Defense Date: 1-Jul-2024
Abstract: Enquadramento: Existem vários programas de intervenção em competências narrativas para outras línguas, em particular para o inglês. Recentemente, foi desenvolvido o Programa de Intervenção em Narrativas para o Português Europeu. No entanto, não foram encontrados estudos de eficácia do mesmo. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo principal analisar os efeitos do Programa de Intervenção em Narrativas em crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL). Métodos: Foi realizado um estudo piloto randomizado controlado com um total de 12 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, com o diagnóstico de PDL. Realizou-se uma distribuição dos participantes pelo grupo experimental (GE, n=6) e de controlo (GC, n=6). As crianças foram recrutadas com o Teste de Linguagem - Avaliação de Linguagem Pré-Escolar – (TL-ALPE) e foram avaliadas antes e após a intervenção com o (RE)CONTO, o Sin:TACS, as Tarefas de Consciência Fonológica para Crianças do 1º ciclo do Ensino Básico (TCFC) e a subprova de reconstrução fonémica da Avaliação de Linguagem Oral (ALO). No GE foi aplicado o Programa de Intervenção em Narrativas e no GC foi aplicado o Programa de Estimulação de Consciência Fonológica (PECF), durante 9 sessões individuais com periodicidade semanal. A análise dos efeitos do Programa de Intervenção em Narrativas foi feita através da comparação dos resultados obtidos pré e pós aplicação dos programas. Resultados: O estudo revelou que as crianças do GE evoluíram, no entanto, as crianças do GC também evoluíram, o que pode estar relacionado com a amostra reduzida e heterogénea e com as medidas de resultados utilizadas. Os resultados obtidos neste estudo demonstram não haver diferenças estatisticamente significativas nas pontuações obtidas nos instrumentos de avaliação pré e pós aplicação do Programa de Intervenção em Narrativas. No entanto, verificou-se uma tendência positiva favorável ao GE na subordinação do Sin:TACS e na macroestrutura da tarefa de conto do teste (RE)CONTO. As crianças do GC obtiveram resultados estatisticamente significativos entre a avaliação pré e pós implementação do PECF. Desta forma, são necessários estudos com amostras mais alargadas e homogéneas, de forma a verificar os efeitos do Programa de Intervenção em Narrativas. Conclusão: Embora os resultados estatísticos não sejam significativos, conseguiu-se obter resultados indicativos da influência do Programa de Intervenção em Narrativas, nomeadamente, na macroestrutura do conto e na subordinação.
Background: There are various narrative-based intervention programmes for other languages, particularly English. Recently, the Narrative Intervention Program was developed for European Portuguese. However, no studies have been found on its effectiveness. Goals: The present study aimed to analyse the effects of the Narrative-based Intervention Program on children, with Developmental Language Disorder (DLD). Methods: A controlled randomized pilot study was conducted with a total of 12 children aged between 6 and 7, diagnosed with DLD. The participants were assigned to the experimental group (n=6) and the control group (n=6). The children were recruited using the Language Test - Preschool Language Assessment – (TL-ALPE) and evaluated before and after the intervention using (RE)CONTO, Sin:TACS, the Phonological Awareness Tasks for Children in the 1st cycle of Basic Education (TCFC) and the phonemic reconstruction subtest of the Oral Language Assessment (ALO). The Narrative Intervention Program was implemented on experimental groupduring and the Intervention Program of Phonological Awareness (PECF) was implemented on the control group 9 individual sessions with weekly frequency.The analysis of the effects of the Narrative Intervention Program was performed by comparing the results obtained before and after the intervention. Results: This study revealed that the children in the experimental group evolved, however, the children in the control group improved, which could be related to the small and heterogeneous sample used and also the outcome measures used. The results obtained suggest that there were no statistically significant differences in the scoresobtained in the pre- and post-application assessmentof the Narrative-based Intervention Program. Nevertheless, there was a positive tendency in favour of the experimental group in the subordination of the Sin:TACS and in the macrostructure of the narrative production task of the (RE)CONTO test. Control group children obtained statistically significant results between the evaluation pre and post implementation of the Intervention Program of Phonological Awareness. Studies with larger, more homogeneous samples are needed to verify the effects of the Narrative Intervention Program. Conclusion: Although statistical results are not significant, it was possible to find indications of the influence of the Narrative Intervention Program on the narrative macrostructure and in the subordination.
URI: http://hdl.handle.net/10773/42163
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

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