Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/42033
Title: Estratégia audiovisual para a consciencialização de competências digitais importantes para os alunos do ensino superior: o caso do projeto Back2Basics
Author: Soares, Ricardo Manuel Rodrigues Miranda de Almeida
Advisor: Santos, Rita
Caixinha, Hélder José Marques
Keywords: Vídeos curtos
Redes sociais
Estratégia audiovisual
Competências digitais
Estudantes do ensino superior
Defense Date: 19-Dec-2023
Abstract: O desenvolvimento de competências digitais tornou-se fundamental no mundo moderno, considerando especialmente a rápida evolução das tecnologias digitais. Em resposta à crescente necessidade destas competências, o projeto Erasmus+ "Back2Basics" surgiu para contribuir para a transformação digital no Ensino Superior. Este estudo é um dos resultados desse projeto, focando-se na sensibilização e melhoria das competências digitais dos estudantes do Ensino Superior através do desenvolvimento de uma estratégia audiovisual. Numa etapa inicial, recorreu-se a um questionário e focus group com o objetivo de recolher informação importante para o desenvolvimento de uma estratégia audiovisual eficaz. Os resultados indicaram que os estudantes preferem vídeos curtos e diretos com uma forte componente emocional e de narrativa. Consequentemente, foram produzidos vídeos curtos que incorporaram esses elementos e procedeu-se à sua disseminação nas plataformas identificadas como sendo as mais utilizadas. A escolha da plataforma para a disseminação do conteúdo mostrou-se crucial, com o Instagram e o TikTok a revelarem-se as plataformas mais eficazes para alcançar este público-alvo. Embora a criação de conteúdo relevante e interessante seja crucial, a promoção ativa do conteúdo é igualmente importante para garantir que este seja efetivamente visto e compreendido pelo público-alvo. Este estudo oferece contribuições valiosas para a compreensão da eficácia das estratégias audiovisuais baseadas em vídeos curtos na promoção de competências digitais entre os estudantes do Ensino Superior.
The development of digital skills has become essential in the modern world, considering especially the rapid evolution of digital technologies. In response to the growing need for these skills, the Erasmus+ project "Back2Basics" emerged to contribute to digital transformation in higher education. This study is one of the outcomes of this project, focusing on raising awareness and improving digital skills among higher education students through the development of an audiovisual strategy. In an initial stage, a questionnaire and focus group were used to gather important information for the development of an effective audiovisual strategy. The results indicated that students prefer short and direct videos with a strong emotional and narrative component. Consequently, short videos incorporating these elements were produced and disseminated on platforms identified as being the most widely used. The choice of platform for content dissemination proved to be crucial, with Instagram and TikTok emerging as the most effective platforms to reach this target audience. Although the creation of relevant and interesting content is crucial, active promotion of the content is equally important to ensure that it is effectively seen and understood by the target audience. This study provides valuable contributions to understanding the effectiveness of audiovisual strategies based on short videos in promoting digital skills among Higher Education students.
URI: http://hdl.handle.net/10773/42033
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ricardo_Soares.pdf6.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.