Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/42021
Título: O emprego do modo conjuntivo na aprendizagem do português por falantes nativos de chinês
Autor: Liang Zhiyuan
Orientador: Oliveira, Emília Maria Rocha de
Palavras-chave: Modo conjuntivo
Metodologias de ensino
Português língua estrangeira/língua segunda
Ensino do português na China
Data de Defesa: 17-Abr-2024
Resumo: Com base na nossa experiência pessoal e em bastantes observações que fizemos, percebemos que é difícil aos alunos cuja língua materna é o chinês dominarem o modo conjuntivo na aprendizagem do português. Perante esta situação, elaborámos este trabalho de investigação, com o objetivo de descobrir as razões deste problema e sugerir melhorias para o ensino do português aos chineses. No primeiro capítulo, revemos uma série de trabalhos e obras de referência na matéria, para apresentar uma base teórica completa do nosso estudo. No capítulo seguinte, apresentamos um inquérito por questionário a estudantes universitários com especialização no português, a fim de identificarmos e demostrarmos os problemas que os falantes nativos de chinês revelam na aprendizagem do conjuntivo em português. No último capítulo, analisamos as possíveis causas dos problemas refletidos no inquérito, e sugerimos também algumas melhorias para o ensino desse tópico gramatical aos chineses.
Based on our personal experience and many observations we made, we realized that it is difficult for students whose mother tongue is Chinese to understand the subjunctive when learning Portuguese. Faced with this situation, we developed this research work, with the aim of discovering the reasons for this problem and suggesting improvements for teaching Portuguese to Chinese. In the first chapter, we will review a series of works and reference material, to present a complete theoretical basis for our study. In the next chapter, we present an investigation using a questionnaire applied to university students specializing in Portuguese, in order to identify and demonstrate the problems that native Chinese speakers reveal when learning the subjunctive in Portuguese. In the last chapter, we analyze possible causes of the problems reflected in the investigation, and we also suggest some improvements for teaching the grammar topic to Chinese people.
URI: http://hdl.handle.net/10773/42021
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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