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http://hdl.handle.net/10773/41799
Title: | Imagens, para que vos quero? Uma revisão de literatura de tipo exploratório sobre imagens das línguas e do outro de atores educativos |
Author: | Santos, Sara |
Keywords: | Diversidade linguística e cultural Imagens das línguas e do outro Revisão de literatura de tipo exploratório |
Issue Date: | Feb-2022 |
Publisher: | CI&DEI-IPL |
Abstract: | Os movimentos migratórios e a globalização potenciaram os contactos entre pessoas com diferentes línguas e culturas, levando a desafios na convivência pela complexidade de diferentes realidades em contacto (Oliveira, 2020), nomeadamente ao nível das imagens que os sujeitos têm das línguas e do Outro (Faneca et al., 2018). Enquanto conceito da Didática de Línguas, as imagens entendem-se como formas de compreender o mundo que são influenciadas pelos percursos individuais e sociais dos sujeitos e que podem influir no processo de aprendizagem de línguas, bem como nos contactos que se estabelecem (ou evitam) com as línguas e os indivíduos de diferentes culturas (Araújo e Sá et al., 2019; Castellotti et al., 2001; Melo-Pfeifer & Pinto, 2009). A presente revisão de literatura de tipo exploratório surge, assim, no âmbito de um projeto de doutoramento na área das imagens, tendo sido definidos os seguintes objetivos: i) identificar as imagens das línguas e do Outro dos diferentes atores educativos e ii) analisar o impacte das mesmas nas interações e contactos linguísticos e interculturais desses mesmos indivíduos. Paratal, foram consultadas três bases de dados (Scopus, ERIC e SciELO) e selecionado um corpus de 12 artigos dos últimos 10 anos de diferentes países, que foram analisados de acordo com as seguintes categorias de análise emergentes: imagens dos alunos, imagens dos professores, imagens dos futuros professores e imagens da restante comunidade. Os principais resultados sugerem que os alunos e os futuros professores associam a língua a um instrumento e a aprendizagem das mesmas a poder económico e estatuto social. No que concerne às imagens dos professores, estas estão relacionadas com dificuldades na interação com alunos de diferentes culturas. Na restante comunidade, existe uma imagem do Outro enquanto sujeito distante, numa dicotomia nós/eles provocada por i) falta de contactos pessoais diretos com outras culturas, ii) contactos prévios não satisfatórios e/ou iii) influência dos media. Considerando estes resultados, surge a necessidade de investir na cocriação para o estabelecimento de pontes entre os diferentes espaços (escola, academia, media) e atores educativos (professores, alunos, futuros professores) com vista a promover uma sensibilização à diversidade linguística e cultural a partir de e para a sociedade. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41799 |
Publisher Version: | https://vienjie.ipleiria.pt/ |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
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