Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/41798
Title: | A paisagem linguística como ponte entre as línguas das cidades e os sujeitos: uma revisão de literatura de tipo narrativo |
Author: | Santos, Sara |
Keywords: | Diversidade linguística e cultural Paisagem linguística Revisão de literatura de tipo narrativo |
Issue Date: | Sep-2022 |
Publisher: | SPCE |
Abstract: | Num contexto de mundo global onde as migrações e movimentações dos sujeitos são constantes, as cidades constituem-se como centros nevrálgicos de encontros e, simultaneamente, espaços privilegiados de interações entre os sujeitos e as línguas e culturas do mundo. Nesse sentido, os sujeitos transformam as paisagens dos espaços que habitam e contribuem para povoá-los com as suas línguas e culturas. Surgem, assim, as paisagens linguísticas, ou seja, o registo visual das línguas que habitam num determinado espaço (Gorter et al., 2021) e que são fruto das diferentes origens dos sujeitos e das suas dinâmicas em comunidade (Bernardo-Hinesley, 2020). Enquanto recurso didático, as paisagens linguísticas podem ser utilizadas como modo de conhecer a diversidade linguística e cultural de um espaço, identificar relações de poder e possíveis conflitos, bem como refletir sobre a presença e ausência de determinadas línguas das paisagens das cidades (Bernardo-Hinesley, 2020). Este recurso pode, assim, contribuir para um despertar para a diversidade linguística e cultural através da identificação do peso das diferentes línguas nos espaços e para uma reflexão em relação à diversidade que existe (ou não) na comunidade (Elola & Prada, 2020). De modo a identificarmos propostas de recurso a paisagens linguísticas em contexto educacional procedemos a uma revisão de literatura de tipo narrativo para a qual pesquisámos por “linguistic landscapes” na base de dados ERIC, selecionámos artigos dos últimos cinco anos sujeitos a revisão por pares e obtivemos um corpus de 11 artigos. O corpus obtido foi objeto de uma análise de conteúdo em que efetuámos um levantamento das propostas apresentadas para a utilização de paisagens linguísticas nas diferentes disciplinas e nos diferentes níveis de ensino. Os resultados deste levantamento permitirão auxiliar a construção de um programa de intervenção a ser desenvolvido no âmbito de um projeto de doutoramento em curso. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41798 |
Publisher Version: | https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Resumos_V2.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Páginas de Livro_de_Resumos_V2_SPCE5.pdf | 59.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.