Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/41793
Title: | Criando conexões entre a cidade e a academia: uma proposta pedagógico-didática sobre sustentabilidade |
Author: | Torres, Ricardo Santos, Sara |
Keywords: | Sustentabilidade Diversidade linguística e cultural Gamificação Mobile learning |
Issue Date: | Sep-2022 |
Publisher: | eventQualia |
Abstract: | A presente proposta concretiza-se através de uma ideia interdisciplinar que pretende esbater as fronteiras entre áreas do saber e entre espaços de educação formal e informal, devido às potencialidades relacionadas com a variedade de experiências, a relação com o quotidiano e tudo o que o contacto com diferentes realidades proporciona. Nesse sentido, propõe-se um percurso orientado por aplicação móvel e assente num contexto de jogo, no qual alunos dos 5.º e 6.º anos podem explorar diferentes temas dos conceitos de sustentabilidade e diversidade linguística e cultural, em espaços exteriores de uma Universidade pública portuguesa. A proposta aborda estes dois conceitos da Agenda 2030 devido à sua crescente importância e às relações que é possível estabelecer entre eles, uma vez que têm como finalidades comuns a inclusão e a justiça social (Andrade & Martins, 2009), possuindo ainda objetivos partilhados e conexões positivas com diversas questões, nomeadamente a paz e o bem-estar social, o diálogo intercultural, os direitos humanos ou a preservação do meio ambiente (Pinto, 2012). Procura-se, assim, desenvolver estratégias para a valorização das línguas e culturas que assentam no desenvolvimento da intercompreensão, questionamento das línguas e inclusão da comunidade numa perspetiva de articulação com assuntos de sustentabilidade ambiental, económica e social (Abdallah-Pretceille, 2011; Andrade, Araújo e Sá & Moreira, 2007). Com esta proposta, pretende-se fomentar a aprendizagem interdisciplinar e em espaços exteriores, sensibilizar para a importância da preservação das línguas e das culturas, consciencializar para a necessidade de adotar um modo de vida sustentável e estimular a aprendizagem a partir de uma ferramenta tecnológica enquanto os utilizadores consolidam conhecimentos adquiridos em contextos de educação formal. Ao unir diferentes áreas do conhecimento e potenciar a ligação academia-comunidade, a presente proposta promove a ciência cidadã como potenciadora do avanço da educação. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41793 |
Publisher Version: | https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Resumos_V2.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Páginas de Livro_de_Resumos_V2_SPCE2.pdf | 56.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.