Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41743
Title: O potencial da Internet das Coisas na promoção de uma cidadania participativa
Author: Santos, Manuel Joaquim de Sousa
Advisor: Carlos, Vânia
Moreira, António
Keywords: Internet das Coisas
Cidadania participativa
Ciência cidadã
Smart school lab
Cocriação
Defense Date: 25-Mar-2024
Abstract: A relação entre a educação e a democracia, com o foco na cidadania participativa, é um tema central na educação moderna. Importantes passos têm sido dados a nível legislativo, tanto a nível nacional como a nível global, no sentido de valorizar a implementação da cidadania participativa em contexto educativo. Uma visão ideal da educação destaca as escolas como espaços vitais para desenvolver as capacidades e os conhecimentos necessário para o exercício de uma cidadania democrática, concentrando-se, não apenas na construção de capital humano, mas numa educação como um bem público que visa formar cidadãos críticos, informados e ativamente envolvidos, que é o cerne desta pesquisa, indo para além da mera transmissão de conhecimentos e incluindo valores de responsabilidade social, ética e pública, ancorando-se, por exemplo, na promoção de questões comunitárias. A incorporação da Internet das Coisas (IoT) nas instituições de ensino para apoiar o processo pedagógico abre caminhos para o envolvimento dos alunos em estratégias de cocriação, suportada pelas ferramentas tecnológicas, possibilitando, por exemplo, a recolha de dados em tempo real através de sensores. Isso não apenas prepara os alunos para os desafios futuros, mas também torna a educação mais relevante para as suas vidas, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e orientado para o futuro. Devido à tendência humana para o egocentrismo, é crucial estimular a superação desse traço embrionário. O objetivo central deste estudo passa por compreender a expressão da cidadania ativa no contexto educativo e como pode ser mais eficazmente incentivada para promover uma participação mais plena dos alunos. Nesse sentido, a investigação debruça-se sobre as práticas pedagógicas e as estratégias que promovem uma participação cívica ativa dos jovens. Realce-se que, apesar dos esforços que têm vindo a ser realizados, as questões da cidadania participativa e da integração das estratégias, por exemplo de ciência cidadã (CC) potenciadas por tecnologias emergentes como a IoT, em contexto educativo ainda não são consensuais, permanecendo em discussão questões fundamentais ancoradas na identificação das estratégias que potenciem a cidadania participativa dos alunos e na forma de as desenvolver, dos papéis atribuídos aos alunos e demais comunidade educativa, assim como na integração dos projetos educativos das escolas e na promoção da sua articulação com as políticas educativas municipais. Um processo aberto e colaborativo, adotando uma abordagem bottom-up, capacita os estudantes a assumir o papel principal, promovendo a cidadania ativa, envolvendo ao mesmo tempo outras entidades-chave, como os professores, os pais, as autoridades e os stakeholders locais. A presente tese, implementada no âmbito da abordagem metodológica Design-Based Research, visa, desta forma, trazer evidências acerca da eficácia da implementação de estratégias pedagógicas de CC, com o suporte da Internet das Coisas, coconstruídas entre os intervenientes do processo educativo, na promoção de uma cidadania participativa dos alunos. O estudo foi implementado nos anos letivos 2019/2020 e 2021/2022 numa Escola Secundária de um Agrupamento de Escola da região Centro de Portugal, e envolveu, no primeiro ano letivo, 49 professores, 18 professores formandos, 628 alunos, a Diretora do Agrupamento, o Presidente da Associação de Pais do Agrupamento e o Presidente da Junta de Freguesia onde está sediado o Agrupamento. No segundo ano letivo estiveram diretamente envolvidos 4 professores e 97 alunos. A recolha de dados implicou o recurso a métodos mistos de análise de dados, mais concretamente, estatística descritiva e inferencial e a análise de conteúdo, através de técnicas e instrumentos diversificados, nomeadamente, entrevistas, questionários, grelhas de registo de aulas e relatórios reflexivos dos docentes. Neste documento encontram-se sistematizados, em 4 publicações científicas, os resultados obtidos, que procuram dar resposta a cada um dos objetivos de investigação definidos. Pretendeu-se, assim, aferir o impacto da implementação em contexto educativo de estratégias de CC, cocriadas numa abordagem colaborativa entre a comunidade educativa, com recurso à IoT, na promoção da cidadania participativa nos alunos, nas práticas dos docentes e na relação entre os diversos intervenientes no processo educativo. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que a implementação em contexto educativo de estratégias de CC, com suporte da IoT, tendo por base a recolha de dados do contexto real a partir de sensores, contribui para a promoção da cidadania participativa nos alunos, tendo-se registado também inovação nas práticas dos docentes, assim como a melhoria da articulação dos projetos educativos municipais e de escola.
The relationship between education and democracy, with the prime focus on participatory citizenship, is a pivotal theme in modern education. Important steps have been taken at the legislative level, nationally and globally, towards the acknowledgement of implementing participatory citizenship within the educational context. An ideal vision of education highlights schools as vital spaces to learn the skills and the required knowledge to engage in a democratic citizenship, focusing not only on the construction of human capital, but on an education as a common good that aims the development and fostering of critical citizens, well informed and highly involved, that is the centrepiece of this research, going beyond content knowledge teaching but including the values of ethical, public and social responsibility, anchoring, for example, in the promotion of communitarian questions. Incorporating the Internet of Things (IoT) into educational institutions to support the pedagogical process opens up avenues for students to engage in co-creation strategies, leverage technology tools, and enable real-time data collection through sensors. This not only prepares students for future challenges but also makes education more relevant to their lives, fostering a dynamic and forward-thinking learning environment. Owing to the human natural tendency to egocentricity, it is crucial to encourage the overcoming of this embryonic trait. The central purpose of this study circumscribes assessing the expression of participatory citizenship within the educational context and how it can be effectually encouraged to promote a full-fledged citizenship among students. In that sense, the investigation addresses pedagogical strategies and practices that promote active civic participation in youngsters. It is worth mentioning that, despite the efforts that have been implemented, the questions related to participatory citizenship and the integration of strategies, e. g., citizen science (CS) enhanced by emergent technologies such as the Internet of Things (IoT), within the educational context, are still not consensual, while fundamental questions anchored in the identification of strategies that might enhance participatory citizenship among students, as well as the way to develop them, the roles attributed to the students and surrounding educational community, along with the integration or educational projects in schools and the increment of their interrelation with the local educational policies are still being discussed . An open and collaborative process, embracing a bottom-up approach, should empower students to take the lead role, fostering active citizenship, while also involving other key entities such as teachers, parents, local authorities, and local stakeholders. The current thesis, implemented within the methodological approach Design-Based Research, thus aims to bring evidence about the effectiveness of implementing pedagogical strategies of citizen science, supported by the IoT, co-constructed between the intervenors on the educational process, in promoting a participatory citizenship among students. The study was implemented during 2019/2020 and 2021/2022 at a Secondary School in the central region of Portugal, anchored in the Smart School Lab project, which involved, in the first school year, 49 teachers, 18 teachers in training, 628 students, the headmistress of the school, the President of the Parents Association and the President of the Parish Council where the school is located. During the second school year 4 teachers and 97 students were directly involved. The collecting of data entailed the use of mixed methods of data analysis, i.e., inferential and descriptive statistics and content analysis, through various tools and techniques, namely interviews, questionnaires, class management grids and self-reflection reports by teachers. In this document, the gathered results from 4 scientific publications are now systematised, endeavouring to tackle each of the proposed research objectives. It was intended, thus, to assess the impact of the implementation of CS strategies within the educational context, co-created in a collaborative approach amid the educational community, with the support of IoT, on the pursuance of participatory citizenship among students, on teaching methods and the relationship between the various actors in the educational process. According to the obtained results, it can be established that the application of CS strategies within the educational context and with the support of IoT, considering the real-world data-gathering activities from sensors, promotes participatory citizenship among students, enhances innovation in teaching methods and improves the interconnection of educational projects between school and the Municipality.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41743
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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