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http://hdl.handle.net/10773/41580
Title: | Levar a Escola à Sanzala 1961/63: representações de Portugal e Angola em manuais escolares angolanos do ensino primário |
Author: | Pinto, Antunes Rafael Kaiumba |
Advisor: | Baptista, Maria Manuel Rocha |
Keywords: | Angola Portugal Manual escolar Representação Colonialismo Pós- colonialismo Sanzala |
Defense Date: | 17-Jan-2024 |
Abstract: | A tese aqui apresentada resulta de um estudo multidisciplinar,
enquadrando-se no campo dos Estudos Culturais,
assumindo as características das abordagens e
investigações desta área de investigação sobre a seguinte
temática: “‘Levar a Escola à Sanzala’ – 1961/63:
um estudo pós-colonial sobre as representações de Portugal
e Angola em manuais escolares angolanos do ensino
primário”.
O seu objetivo principal é inquirir as representações de
Portugal e Angola, tal como se encontram plasmadas
nos manuais do ensino primário utilizados em Angola no
período de 1961/63 e inseridos no projeto “Levar a Escola
à Sanzala”. Para tal desiderato, realizámos uma revisão
da literatura com o objetivo de conhecer o campo
dos Estudos Culturais, bem como o estado da arte. Em
seguida, selecionamos a metodologia apropriada ao
nosso objeto de estudo, de teor qualitativo, sendo as entrevistas
e a análise documental as técnicas de recolha
de dados utilizadas; para análise dos dados recorremos
à análise de conteúdo.
As entrevistas procuraram dar respostas às seguintes
perguntas de investigação: Quais eram os objetivos do
ensino colonial em Angola? De que modo os manuais
escolares e os seus conteúdos veicularam uma representação
de Portugal e de Angola que permaneceu na
memória dos alunos que os utilizaram? Como eram realizados
os processos de ensino e aprendizagem? Que
perceção ficou, nos participantes que ainda pudemos
localizar,da utilização dos manuais de leitura do ensino
primário? Como se materializou o projeto “Levar a Escola
à Sanzala”, em Angola? Que impacto teve o projeto
“Levar a Escola à Sanzala” e como o podemos ler na
perspetiva da atualidade?
Os resultados apresentados basearam-se nos dados recolhidos
pelas duas técnicas. Assim, concluiu-se que os
manuais foram utilizados como instrumentos de colonização
mental, ideológica e política do Estado Novo. O
estudo aponta, com robustez, que o colonialismo e a
educação foram duas das formas encontradas para a
eternização dos valores do colonizador europeu no continente
africano. O tipo de representação com que trabalhamos
é social e de poder. Admitimos que, ao longo
da pesquisa, nos deparamos com algumas limitações
que são próprias de um processo aprazível, mas complexo.
Entre as limitações, evocamos a escassez de material
bibliográfico em Angola sobre o assunto, bem como
o número reduzido de entrevistados, deixando, deste
modo, como sugestão, uma porta aberta para futuras investigações. This thesis results from a multidisciplinary research, falling within the field of Cultural Studies and assuming the characteristics of approaches and investigations in this area of investigation. Its main objective is to investigate the representations of Portugal and Angola, as they are reflected in the primary education manuals used in Angola in the period 1961/63 and included in the project “Levar a Escola a Sanzala”. For this purpose, we carried out a literature review in order to get to know the field of Cultural Studies, as well as the state of the art, then we selected the methodologies appropriate to our object of study, of qualitative content, with interviews and document analysis being the techniques of data collection used, and for data analysis we resorted to content analysis. The interviews seek to answer the following research questions: What were the real objectives of colonial education in Angola? How did school manuals and their contents convey a representation of Portugal and Angola that remained in the memory of the students who used them? How were the teaching and learning processes carried out? What perception did the participants have today regarding the use of primary school reading manuals? How did the project “Levar a Escola à Sanzala” materialize in Angola? What impact did the project “Levar a Escola à Sanzala” have, and how can we read it from a current perspective? The presented results were based on the data collected by the two mentioned techniques, from interviews and documental analysis. It was concluded that the manuals were used as instruments of mental colonization, ideological instrument of the Estado Novo thought. The study proved that colonialism and education were the two ways found for the eternalization in the African continent of the values of the European colonizer. The type of representation we work with is social and power. We accept that throughout the research we came across some limitations that are typical of a pleasant but complex process. Among the limitations we evoke the scarcity of bibliographic material in Angola on the subject, as well as the reduced number of interviewees. And as a suggestion, we leave an open door for future investigations. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41580 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DLC - Teses de doutoramento |
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