Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/41445
Title: | Experiência de (pós) visita a espaços culturais: o contributo de uma solução de criação automática de vídeos |
Author: | Soares, Bárbara Cristina Jesus Silva |
Advisor: | Vairinhos, Mário Jorge Rodrigues Martins |
Keywords: | Pós-visita Vídeo Memória Geração automática Personalização Partilha MixMyVisit |
Defense Date: | 15-Dec-2023 |
Abstract: | Tendo em conta a preeminência que as novas tecnologias têm vindo a ocupar no quotidiano da sociedade atual, torna-se cada vez mais importante que os museus, locais normalmente associados à sua clássica forma de exposição de informação, saibam também dominar esta área de conhecimentos e encontrem novas dinâmicas capazes de cativar e envolver o visitante de uma forma mais imersiva. Esta investigação pretende contribuir para a dinamização das experiências de visita, prolongando-as para lá do espaço físico do museu e produzindo um registo capaz de evocar a memória da visita que fica na posse do visitante. Para que a iniciativa de incluir as tecnologias neste tipo de soluções seja significativa na melhoria da experiência, é necessário que o formato do registo mencionado seja também ele inovador. Assim, o formato adotado no protótipo funcional implementado no âmbito desta investigação foi o vídeo, devido ao seu caráter mais dinâmico, apelativo e de mais fácil e agradável consumo. Para além disso, os vídeos gerados são completamente orientados ao visitante, proporcionando-lhe um conteúdo totalmente personalizado de acordo com a sua visita. Este estudo pretende que, através da solução de criação automática de vídeos de visita proposta, a experiência do visitante seja significativamente melhorada. Esta investigação incluiu uma revisão da literatura enquadrada com temas como a experiência museográfica, o prolongamento e personalização da visita e o storytelling nos novos media, bem como de exemplos práticos de soluções de geração automática de registos personalizados. Após este enquadramento teórico foi necessário proceder à recolha e produção de conteúdos vídeo para serem integrados no sistema e associados a cada ponto do percurso museográfico, solução que foi posteriormente testada no contexto de uma visita ao património arquitetónico do Campus de Santiago da Universidade de Aveiro, com utilização de um dispositivo NFC que interage com as pulseiras NFC usadas pelos visitantes. Para compreender a perspetiva da utilização da visita e da solução por parte dos participantes foram aplicados dois questionários (um prévio e outro posterior à visita). Foi ainda entrevistado um perito da área das tecnologias, no sentido de ajudar a validar a solução proposta. Tendo em conta os resultados obtidos nos testes de campo, verificou-se que a solução MixMyVisit foi avaliada de forma bastante positiva pelos participantes, que viram no vídeo gerado um bom contributo para resumir e evocar a memória da visita, devido à sua completude, utilidade e interesse. Os participantes valorizaram também o facto de o vídeo gerado ser personalizado e consideraram que este sistema contribui significativamente para uma melhor experiência de visita. Considering the relevance that new technologies have come to occupy in the daily life of today’s society, it is increasingly important that museums, places usually associated with its classic way of showcasing information, understand how to integrate communication technologies and look for new dynamics that are able to captivate and involve the visitant in a more immersive experience. This research study aims to contribute to the dynamization of visiting experiences, extending it beyond the physical space of the museum by preparing a content capable of evoking the memory of the visit that remains in the visitor's possession. In order to have a meaningful inclusion of technologies in this type of solutions to improve the experience, it is necessary that the format of the above-mentioned content be also innovative. Thus, the adopted format for the implemented functional prototype of this research was the video, due to its more dynamic, appealing character and easier and more pleasant consumption. Furthermore, the generated videos are completely visitor-oriented, providing fully personalised content according to their visit. This research intends to significantly improve the visitor experience through the automatic creation of a visit video. This study included a literature review on thematic such as the museum experience, the visit’s extension and personalisation and storytelling in new media, as well as practical examples of solutions of automatically generated personalised records. After this theoretical framework, it was necessary to proceed to the collection and production of video content to be integrated into the system and associated with each point of the museum route. This solution was later tested in the context of a visit to the architectural heritage of the Santiago Campus of the University of Aveiro using an NFC device that interacts with the NFC bracelets used by visitors. To comprehend the perspective of the participants' use of the visit and of the solution, two questionnaires were administered (one before and one after the visit). A technology-related expert was also interviewed to help validate the proposed solution. Considering the obtained results in the field tests, it was verified that the MixMyVisit solution was very positively evaluated by the participants, who saw in the generated video a good contribution to summarise and evoke the visit’s memory due to its completeness, utility, and interest. Participants also valued the fact that the generated video was personalised and considered that this system significantly contributes to a better visiting experience. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/41445 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Barbara_Soares.pdf | 6.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.