Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41410
Title: Como pode a consciência fonológica contribuir para o desenvolvimento da oralidade?
Author: Santos, Carla Sofia Oliveira
Advisor: Teixeira, Madalena
Keywords: Consciência fonológica
Oralidade
Pré-escolar
Defense Date: 5-Dec-2023
Abstract: Este projeto, implementado num grupo da Educação Pré-Escolar, teve como princípio orientador a questão: como pode a consciência fonológica contribuir para o desenvolvimento da oralidade? Para a sua consecução, definiram-se os seguintes objetivos: i) Conhecer o enquadramento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) no que se refere à Consciência Fonológica; ii) Conhecer o enquadramento das OCEPE no que se refere à oralidade; iii) Investigar metodologias didáticas para o desenvolvimento da consciência fonológica na oralidade, recorrendo à interdisciplinaridade; iv) Analisar os resultados obtidos pelo uso das metodologias investigadas. Neste sentido, foram utilizadas técnicas de recolha de dados, tais como a observação de participantes e a compilação de dados. Através da análise de dados, pudemos concluir que as sessões de atividades para colmatar as dificuldades das crianças na identificação do som inicial, tiveram um balanço positivo, uma vez que os resultados mostraram que as crianças ultrapassaram algumas dificuldades.
This project was implemented: how can phonological awareness contribute to the development of orality?, this was implemented in a Pre-School group. For this project, the following objectives were defined: i) To know the framework of the Curricular Guidelines for Pre-School Education (OCEPE) with regard to Phonological Awareness; ii) To know the framework of the OCEPE with regard to orality; iii) Investigate didactic methodologies for the development of phonological awareness in orality, using interdisciplinarity; iv) Analyze the results obtained by the use of the investigated methodologies. In this sense, some data collection techniques were used, such as: participant observation and data compilation. Through data analysis, we can conclude that the activity sessions to overcome the children's difficulties in identifying the initial sound had a positive balance, because the results showed that the cildren overcame some difficulties.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41410
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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