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Title: Proposta de percurso da sustentabilidade do smart knowledge garden: criando conexões entre espaços e disciplinas
Author: Meneses, Alfonso
Guo, Meng
Torres, Ricardo
Santos, Sara
Keywords: Sustentabilidade
Diversidade linguística e cultural
Gamificação
Espaços exteriores
Mobile learning
Issue Date: Feb-2022
Publisher: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Instituto Politécnico de Leiria
Abstract: A presente proposta desenvolvida no âmbito de uma unidade curricular do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro foi articulada com os objetivos de um projeto programático, mais amplo, do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores 2020-2023 – o Smart Knowledge Garden (CIDTFF, 2021). Trata-se, assim, de uma ideia interdisciplinar que pretende esbater as fronteiras entre áreas do saber e entre espaços de educação formal e informal, pois os autores acreditam em todas as potencialidades relacionadas com a variedade de experiências, a relação com o quotidiano e tudo o que o contacto com diferentes realidades proporciona. Nesse sentido, propõe-se um percurso orientado por aplicação móvel e assente num contexto de jogo, no qual alunos dos 5.º e 6.º anos podem explorar diferentes temas dos conceitos de sustentabilidade e diversidade linguística e cultural, em espaços exteriores da Universidade de Aveiro. A proposta aborda estes dois conceitos da Agenda 2030 devido à sua crescente importância e às relações que é possível estabelecer entre eles, uma vez que têm como finalidades comuns a inclusão e a justiça social (Andrade & Martins, 2009), possuindo ainda objetivos partilhados e conexões positivas com diversas questões, nomeadamente a paz e o bem-estar social, o diálogo intercultural, os direitos humanos ou a preservação do meio ambiente (Pinto, 2012). Procura-se, assim, desenvolver estratégias para a valorização das línguas e culturas que assentam no desenvolvimento da intercompreensão, questionamento das línguas e inclusão da comunidade numa perspetiva de articulação com assuntos de sustentabilidade ambiental, económica e social (Abdallah-Pretceille, 2011; Andrade, Araújo e Sá & Moreira, 2007). Com esta proposta, pretende-se fomentar a aprendizagem interdisciplinar e em espaços exteriores, sensibilizar para a importância da preservação das línguas e das culturas, consciencializar para a necessidade de adotar um modo de vida sustentável e estimular a aprendizagem a partir de uma ferramenta tecnológica enquanto os utilizadores consolidam conhecimentos adquiridos em contextos de educação formal. Ao unir diferentes áreas do conhecimento e potenciar a ligação academia-comunidade, a presente proposta promove a ciência cidadã como potenciadora do avanço da educação, assentando ainda num modelo de cocriação, uma vez que foi desenvolvida por (e contou com contribuições externas de) autores de diferentes ramos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/41230
DOI: 10.25766/3epr-2g28
ISBN: 978-989-8797-82-7
Publisher Version: https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/7746
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