Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40911
Title: Sustentabilidade no setor transportador: utilização de energia eólica como fonte energética para o metropolitano de Lisboa
Other Titles: Sustainability in the transport sector: usage of wind energy as an energetic source for Lisbon’s subway system
Author: Esteves, Diogo Filipe de Sousa
Advisor: Silva, Fernando Neto da
Keywords: Energia eólica
Cidade sustentável
Lisboa
Mobilidade sustentável
Auto geração energética
Metropolitano
Defense Date: 28-Nov-2023
Abstract: Com o atual cenário de alterações climáticas e com os preços energéticos a demonstrarem-se cada vez mais imprevisíveis, estando sujeitos a alterações devido a conflitos ou outros acontecimentos, é necessário um melhor aproveitamento dos recursos existentes. Com isto em mente, o Metropolitano de Lisboa pretende avaliar a possibilidade de utilização de turbinas eólicas como fonte de energia. É neste contexto que a presente dissertação se enquadra. Com o objetivo de estudar a viabilidade do projeto, além de desenvolver capacidade de análise técnico-económicas, é necessário estabelecer um conjunto de etapas que respondam às várias problemáticas inerentes a projetos deste âmbito. Dentro destas, irá incidir-se o foco na simulação de vários cenários onde se avaliará o impacto económico e ambiental. Esses cenários contemplarão a variação do tipo e número de turbinas eólicas utilizadas, a variação de determinadas taxas económicas, a flutuação dos preços energéticos, o possível aumento do consumo de energia devido a um aumento da oferta, como resposta ao aumento de passageiros, e a avaliação da utilização de baterias como complemento ao uso de torres eólicas. Para se proceder a este estudo será utilizado o software HOMER Pro e através de determinados parâmetros obtidos, os resultados irão ser analisados de forma a chegar a uma conclusão. Com o trabalho desenvolvido foi possível estabelecer uma base de futuros estudos complementares que deverão ser realizados para confirmar, ou reprovar, a possibilidade de instalar as torres eólicas e definir que características teriam de ter para satisfazer as necessidades do Metropolitano de Lisboa.
With the current scenario of climate changes and energy prices proving to be increasingly unpredictable, subject to changes due to conflicts or other events, better usage of the existing resources is necessary. With this in mind, the Lisbon Metropolitan intends to evaluate the possibility of using wind turbines as an energy source. It is in this context that this dissertation fits. In order to study the feasibility of the project, in addition to developing technical-economic analysis capacity, it is necessary to establish a set of steps that respond to the various problems inherent to projects of this scope. Within these, the focus will be on simulating various scenarios where the economic and environmental impact will be assessed. These scenarios will include variations in the type and number of wind turbines used, variations in certain economic rates, fluctuations in energy prices, a possible increase in energy consumption due to an increase in supply in response to an increase in passengers and an assessment of the use of batteries as a complement to the use of wind towers. To carry out this study, the HOMER Pro software will be used and through certain obtained parameters, the results will be analyzed in order to reach a conclusion. With the developed work, it was possible to establish a basis for future complementary studies that need to be carried out to confirm, or disapprove, the possibility of installing wind towers and define what characteristics these would need to have to meet the needs of the Lisbon Metropolitan.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40911
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Diogo_Esteves.pdf17.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.