Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40727
Title: Desenvolvimento web de calculadora de emissões de GEE decorrente da mobilidade nos portos de Aveiro e da Figueira da Foz
Other Titles: Web development of GHG emissions calculator arising from mobility in the ports of Aveiro and Figueira da Foz
Author: Barbosa, Sebastião Eusébio
Advisor: Coelho, Margarida C.
Cruz, Maria Manuel
Keywords: Emissões gases com efeito de estufa
Calculadora web
Porto de Aveiro
Porto da Figueira da Foz
Mobilidade sustentável
Defense Date: 24-Nov-2023
Abstract: Neste estágio é proposto o desenvolvimento de uma calculadora para estimar as emissões de CO₂ provenientes dos diferentes meios de transporte de e para os portos de Aveiro e da Figueira da Foz. Esse trabalho faz parte do projeto "A-AGORA - Blueprint for Atlantic-Arctic Agora on cross-sectoral cooperation for restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience through transformative innovation" da Horizon Europe. O principal objetivo desse projeto é restaurar os ecossistemas marinhos e aumentar a resiliência climática no Ártico e na bacia do Atlântico. A arquitetura da calculadora foi desenvolvida para fornecer resultados pertinentes a cada utilizador, dividindo-se em três níveis. Cada nível aumenta a complexidade dos dados a serem inseridos, mas também a precisão dos resultados. O primeiro nível calcula as emissões de um veículo, equipamento, navio ou comboio. No segundo nível, o utilizador cria e obtém as emissões de uma frota de um modo de transporte específico, permitindo a comparação de resultados e a exportação dos dados para um ficheiro Excel. Por fim, o terceiro nível possibilita a simulação de cadeias logísticas completas integradas nos portos, com resultados apresentados por modo de transporte. A calculadora utiliza o método de cálculo EMEP/EEA, baseado nos consumos energéticos dos transportes e associando-os aos fatores de emissão dos combustíveis. Isso proporciona valores precisos das emissões de CO₂ durante as operações portuárias. A calculadora será integrada no site da administração dos portos, acessível à comunidade portuária e ao público em geral, sensibilizando para as consequências das atividades logísticas e operacionais nos portos. Foram realizados testes com casos reais nos portos estudados, aplicando a calculadora a diferentes cenários, incluindo variações no tipo de combustível. A ferramenta abrange uma ampla gama de cenários, permitindo simular veículos, navios, equipamentos e comboios com diversos tipos de combustíveis, desde os tradicionais, como gasóleo e gasolina, até opções de biocombustíveis avançados, eletricidade, hidrogénio, metanol e amoníaco. A calculadora também suporta a análise de frotas e cadeias logísticas nos portos em estudo, ou em portos similares. A análise abrangente de casos reais destacou a influência crucial das escolhas de combustíveis nas emissões de CO₂Substituir gasóleo B7 por opções mais limpas, como biodiesel, resultou em reduções significativas nas emissões rodoviárias e ferroviárias. Veículos elétricos destacaram-se como opção ambientalmente favorável no transporte rodoviário. Já no transporte marítimo, a mudança para metanol, biodiesel e hidrogénio revelou potencial para reduzir substancialmente as emissões. Além disso, a escolha do modo de transporte e a atualização para veículos mais recentes foram identificadas como estratégias eficazes para reduzir emissões.
At this stage, the development of a calculator to estimate CO₂ emissions from various modes of transportation to and from the ports of Aveiro and Figueira da Foz is proposed. This work is part of the "A-AGORA - Blueprint for Atlantic-Arctic Agora on cross-sectoral cooperation for restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience through transformative innovation" project under Horizon Europe. The main objective of this project is to restore marine ecosystems and increase climate resilience in the Arctic and the Atlantic basin. The architecture of the calculator has been designed to provide relevant results to each user, divided into three levels. Each level increases the complexity of the input data but also the accuracy of the results. The first level calculates the emissions of a vehicle, equipment, ship, or train. In the second level, the user creates and obtains the emissions of a fleet of a specific mode of transport, allowing for result comparison and data export to an Excel file. Finally, the third level enables the simulation of complete logistics chains integrated into the ports, with results presented by mode of transport. The calculator uses the EMEP/EEA calculation method, based on the energy consumption of transportation and associating it with the emission factors of fuels. This provides precise values for CO₂ emissions during port operations. The calculator will be integrated into the ports’ administration website, accessible to the port community and the general public, raising awareness of the consequences of logistical and operational activities in ports. Tests were conducted with real cases in the studied ports, applying the calculator to different scenarios, including variations in fuel types. The tool covers a wide range of scenarios, allowing the simulation of vehicles, ships, equipment, and trains with various types of fuels, from traditional ones like diesel and gasoline to advanced biofuels, electricity, hydrogen, methanol, and ammonia. The calculator also supports the analysis of fleets and logistics chains in the studied ports or similar ports. The comprehensive analysis of real-world cases highlighted the crucial influence of fuel choices on CO₂ emissions. Substituting diesel B7 with cleaner options, such as biodiesel, resulted in significant reductions in road and rail emissions. Electric vehicles stood out as an environmentally favorable option in road transportation. In maritime transport, the shift to methanol, biodiesel, and hydrogen revealed the potential for substantial emissions reduction. Furthermore, the choice of the mode of transportation and the upgrade to newer vehicles were identified as effective strategies for emission reduction.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40727
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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