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Título: O Power BI como ferramenta de análise de dados: impacto da COVID 19 no movimento portuário
Autor: Minhoto, Bárbara Andreia Ferreira
Orientador: Santos, Carlos Alberto Lourenço dos
Palavras-chave: COVID 19
Indicadores económico-financeiros
Movimento portuário
Power BI
Análise de dados
Big data
KPI
Bussiness intelligence
Administração portuária
Data de Defesa: 4-Dez-2023
Resumo: Ao longo de todo este trabalho foi realizada uma análise de indicadores económico-financeiros de algumas administrações portuárias portuguesas, tais como a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A; a Administração do Porto de Aveiro, S.A; a Administração do Porto da Figueira da Foz, S.A; a Administração do Porto de Lisboa, S.A; a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A; a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (Faro e Portimão), S.A; os Portos dos Açores, S.A; e a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. Os indicadores foram calculados com base nos valores disponibilizados nas demonstrações financeiras de cada uma das administrações. Esta análise teve como principal objetivo perceber o tipo de influência que a COVID 19 teve no comportamento dos mesmos, entre os anos de 2018 e 2021. Assim concluiu-se que os indicadores mais afetados pelo aparecimento da pandemia foram os de movimentação portuária, sendo que os portos mais afetados neste aspeto são aqueles que registam movimento de navios de cruzeiro.
An analysis of economic-financial indicators was carried out throughout this work, on some Portuguese Port administrations, such as Administration of Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A; the Administration of Porto de Aveiro, S.A; the Administration of Porto da Figueira da Foz, S.A; the Administration of Porto de Lisboa, S.A; the Administration of Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A; the Administration of Portos de Sines e do Algarve (Faro e Portimão), S.A; the Portos dos Açores, S.A; and the Administration of Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. The indicators were calculated based on the values available on the financial statements of each administration. The main objective of this analysis was to understand the type of influence that COVID 19 had on their behavior, between 2018 and 2021. Thus, it was concluded that the indicators most affected by the emergence of the pandemic were port movement, with the ports most affected in this aspect being those that register cruise ship movement.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40578
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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