Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40412
Title: Caminhos para o desenvolvimento e avaliação de aprendizagens musicais em torno da resolução criativa de problemas: um estudo de investigação-ação no 3º Ciclo do ensino básico
Author: Vasconcelos , Maria João
Caspurro, Helena
Costa, Nilza
Keywords: Educação musical
Aprendizagem baseada em problemas
Criação e composição
Avaliação
Issue Date: Feb-2023
Publisher: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Abstract: Este estudo enquadra-se num Doutoramento em Educação e tem como objetivo discutir possibilidades didáticas de ensino de música no currículo do 3º Ciclo, centradas na aprendizagem e aluno, concretamente, o modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas e a criação e composição como um caminho para o seu desenvolvimento. A procura de estratégias de avaliação formativa consentâneas com os princípios da abordagem enunciada, constituindo principal problema e foco de estudo, delineou a investigação-ação realizada, através da qual se pretendeu averiguar e interpretar, pela voz dos atores, representações significativas daquele modelo de aprendizagem. O estudo desenvolveu-se durante um ano letivo e centrou-se numa turma do oitavo ano lecionada pela professora-investigadora. Participaram também os restantes professores de Música da escola que desenvolveram, em duas turmas, uma experiência orientada de acordo com os princípios em estudo. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados, utilizaram-se o inquérito por entrevista, a filmagem de aulas e o diário da professora-investigadora. Os dados obtidos dos alunos apontaram para uma valorização do trabalho de grupo, pela partilha de opiniões, esclarecimento de dúvidas, interajuda, e desenvolvimento da confiança e criatividade. A avaliação foi destacada pelo feedback da professora nas atividades visto como positivo para a aprendizagem e pela participação dos alunos na construção do seu processo de avaliação tida como novidade. A visão dos professores ressaltou a promoção do “saber ouvir” e “saber criar”, considerando que as tarefas realizadas permitiram aos alunos saírem da sua “zona de conforto”, com vista à construção de saberes ao longo do tempo, e à partilha de aprendizagens e avaliação. Perspetivando ainda como inovações a metodologia de trabalho e avaliação, reforçaram como benefícios o desenvolvimento de aprendizagens através da composição (e restantes domínios de forma holística), do trabalho de grupo com promoção da autonomia, e da descentralização do processo de avaliação do professor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/40412
ISBN: 978-989-8471-49-9
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações
INETmd - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LivroDeResumos_VIIENJIE_vff.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open
poster.enjie23_mjvasconcelos.pdf539.45 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.