Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40325
Title: Análise da variação da procura do metro de Lisboa durante eventos de futebol no estádio da Luz e Alvalade
Author: Santos, Luís Filipe Rodrigues Pinto dos
Advisor: Fernandes, Paulo
Bandeira, Jorge
Keywords: Metro de Lisboa
Eventos desportivos
Previsão de espetadores
Regressão logística multinomial
Previsão dos passageiros
Regressão linear
Defense Date: 12-Oct-2023
Abstract: Na gestão de mobilidade urbana, os grandes eventos culturais e desportivos representam alguns dos principais desafios para uma operação eficiente e manutenção dos índices de conforto e atratividade dos transportes públicos, nomeadamente os sistemas metropolitanos. A presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal efetuar a previsão da procura do metro de Lisboa em dias de eventos desportivos durante os jogos de futebol do Sport Lisboa e Benfica (Estádio da Luz) e Sporting Clube de Portugal (Estádio de Alvalade). A análise deste estudo centrou-se nas estações servidas pelos estádios anteriores. A metodologia consistiu na recolha de dados relativos a 104 e 96 jogos do Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, respetivamente, no período entre 2017 e 2022. Para cada jogo, foram obtidas as seguintes variáveis: número de espetadores, dia da semana, horário, adversário, tipo de competição, forma de equipa, situação na competição, presença de chuva, intensidade do vento e temperatura ambiente. A análise estatística das variáveis foi feita com recurso à aplicação informática SPSS da IBM. Foi aplicado um modelo de regressão logística multinomial para prever a categoria relativa ao número de espetadores presentes no estádio. Após a obtenção do número de espetadores, tratou-se dos dados de mobilidade fornecidos pela Metro de Lisboa, contendo informação das validações de 15 em 15 minutos para dias de jogo (5 do Benfica e 6 do Sporting) e de períodos equivalente sem jogos relativos à data da semana anterior (11 dias). Para tal, foi usado um modelo de regressão linear para cada quarto de hora desde o minuto 90 a partir da hora do início de jogo até 180 minutos depois, com o objetivo de se prever o aumento, relativamente a um dia sem eventos, do número total de passageiros nas linhas do sistema de metro nos dias de jogo no estádio da Luz e no estádio de Alvalade à saída do estádio. Os resultados deste trabalho poderão permitir ao Metropolitano de Lisboa adequar a oferta nos dias de jogo, uma vez que os modelos conseguiram estimar o número de validações adicionais a cada 15 minutos nas estações dos estádios e por sentido de circulação. Desta forma, e tendo em conta a carga das composições, os responsáveis de operação podem ajustar a frequência de serviço em função da previsão dos espetadores.
Cultural and sports events represent some of the main challenges in urban mobility to provide an efficient operation management and maintenance of comfort indices and attractiveness of public transport, namely the subway systems. The objective of this master dissertation is to develop a forecast flow model to predict the temporal demand in the subway stations that serve the stadiums of Sport Lisboa e Benfica (Estádio da Luz) and Sporting Clube de Portugal (Estádio de Alvalade) during football events. To make a long-term prediction, the attendance at the stadiums was estimated. Data were collected from the football matches of both teams (104 for Benfica, 96 for Sporting) from 2017 to 2022, namely: attendance, day of the week, hour, opponent, type of competition, team form, situation in the competition, presence of rain, wind speed, and ambient temperature. The statistical analysis was done using the SPSS package tool developed by IBM. A logistic multinominal regression model was used to estimate the attendance. Then, the origin-destination data provided by the metro of Lisbon was examined, containing information on validations every 15-min for match days (5 for Benfica and 6 for Sporting) and normal days corresponding the date 7 days prior the corresponding match (11 normal days). Linear regression was applied for each 15-min from minute 90 from the start of the match until 180 minutes later with main purpose of predicting the increase in the number of passengers on match days in comparison to normal days in both stadiums. The results of this work would allow Metro de Lisboa to adjust the supply on match days, since the models can estimate the number of validations every 15-min at the stadium stations and by travelling circulation. Thus, and considering the load of the trains, metro company can adjust the frequency of the service according to expected attendance.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40325
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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