Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40300
Title: Desenvolvimento de um guia de atividades para intervenção com crianças que gaguejam em idade escolar (GAIGA)
Other Titles: Development of an activity guide for intervention with school-age children who stutter (GAIGA)
Author: Costeira, Maria João Côrte-Real Ferreira
Advisor: Oliveira, Catarina Alexandra Monteiro de
Valente, Ana Rita
Keywords: Fala
Gaguez
Programa de intervenção em gaguez
Idade escolar
Defense Date: 6-Dec-2023
Abstract: Enquadramento: Segundo a bibliografia consultada, não existe em Portugal um programa estruturado, multidimensional, flexível e validado para a intervenção em gaguez com crianças em idade escolar. Assim, tornou-se pertinente o desenvolvimento de um guia de atividades para intervenção com crianças em idade escolar que gaguejam, baseado em diversos programas internacionais de intervenção. O guia apresenta validade de conteúdo embora ainda não tenha sido sujeito a um estudo de aceitabilidade. Objetivos: Com este trabalho pretendeu-se desenvolver um guia estruturado de intervenção em gaguez para crianças em idade escolar com base em critérios pré-definidos e validar o conteúdo do guia através de um Painel de Peritos (PP) por determinação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Método: No guia de atividades para intervenção com crianças que gaguejam em idade escolar (GAIGA) foram incluídas atividades em diferentes áreas com pertinência para o tratamento da gaguez como a educação, fluência, sentimentos e atitudes e bullying. Foi efetuada a validação de conteúdo desta ferramenta recorrendo a um Painel de Peritos (PP) composto por três peritos com formação específica na área da gaguez e com experiência profissional igual ou superior a 5 anos. Foi preenchido um inquérito desenvolvido para avaliar especificamente esta ferramenta. Resultados: O resultado obtido através do preenchimento do questionário pelo PP demonstrou haver um elevado índice de concordância inter-avaliadores, tendo-se obtido um IVC de 1 global. Conclusão: Conclui-se que o GAIGA apresenta validade de conteúdo e que é uma ferramenta válida para a intervenção terapêutica com crianças que gaguejam em idade escolar.
Background: According to the literature, there is no structured, multidimensional, flexible and validated programme in Portugal for stuttering intervention with school-age children. It therefore became pertinent to develop an activity guide for intervention with school-age children who stutter, based on various international intervention programmes. The guide has content validity although it has not yet been subjected to an acceptability study. Objectives: The aim of this study is to develop a structured stuttering intervention activity guide for school-age children based on pre-defined criteria and to validate the content of the guide through a Panel of Experts (PP) by determining the Content Validity Index (CVI). Method. The activity guide for intervention with school-age children who stutter (GAIGA) included activities in different areas relevant to the treatment of stuttering, such as education, fluency, feelings and attitudes and bullying. The content of this tool was validated using a Panel of Experts (PP) made up of three experts with specific training in the field of stuttering and professional experience of five years or more. A survey designed to specifically evaluate this tool was completed. Results: The result obtained by the PP filling in the questionnaire showed that there was a high rate of inter-rater agreement, with an overall CVI of . Conclusion: GAIGA has content validity and is a valid tool for therapeutic intervention with school-age children who stutter.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40300
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

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