Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4026
Title: | Formar para comunicar: o caso das empresas de cortiça no concelho de Santa Maria da Feira |
Author: | Pereira, Marta Luísa Soares Ribeiro |
Advisor: | Callahan, Kenneth David |
Keywords: | Gestão de empresas Comunicação na empresa Línguas estrangeiras Indústria da cortiça - Santa Maria da Feira (Aveiro, Portugal) |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Nesta conjuntura mundial de globalização, em que a concorrência é
cada vez mais ávida, não só no âmbito local ou nacional mas cada vez
mais a nível internacional, é cada vez mais imperativo as empresas
estarem preparadas para fazer face aos desafios para se manterem nos
mercados em que focam os seus negócios e também no sentido de
investirem e penetrarem em novos. Para que a resposta seja eficaz,
especialmente quando se trata de situações a nível internacional, as
empresas têm necessidade, para além da constante modernização e
inovação, de elevarem os seus recursos humanos a um patamar exímio
no que diz respeito à forma e qualidade de contactar com o estrangeiro.
Neste sentido, o objecto de estudo baseou-se em empresas do sector
que mais sucesso tem a nível nacional no que respeita a produção e
exportação – o sector da cortiça – do concelho que mais empresas de
cortiça e produtos de cortiça aglomera – Santa Maria da Feira. Foi feita
uma análise com o objectivo de fazer um levantamento das dificuldades
e necessidades que os seus funcionários poderiam ter relativamente ao
tipo e forma de comunicação utilizada com o estrangeiro, na área de
negociação e línguas estrangeiras, para finalizar com uma proposta de
intervenção formativa nas áreas mais relevantes para o sucesso pessoal
e profissional dos trabalhadores e consequentemente das empresas. In this world globalization conjuncture, that leaves to a solid competitiveness, not only local or national based but also more and more internationalized, it’s imperative that the companies stay prepared to face the challenges to continue in the markets that their business are focused and also to invest and penetrate in new markets. In order to give an effective response, especially in an international level, the companies need a constant modernization and innovation but, most of all, to take the quality and the contact approaches with the foreign countries of their employees to a higher level. Regarding this, the study was based on the companies of the most successful sector in Portugal in respect to production and export – the cork sector – of the region with the biggest number of cork and cork products companies in the country – Santa Maria da Feira. The study investigation has the purpose of gather information about the difficulties and necessities that the employees might have regarding the use of international communication type and forms, in negotiation skills and foreign languages use, to end with a training intervention proposal in the most relevant subjects for the personal and professional success of the employees and consequent success of the companies. |
Description: | Mestrado em Línguas e Relações Empresariais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4026 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
formar para comunicar.pdf | 876.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.