Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/40188
Title: Aplicação da calculadora da pegada ecológica das universidades à Escola Secundária de Vagos
Author: Carvalho, Marta Catarina Vicente
Advisor: Pires, Sara Moreno
Keywords: Pegada ecológica
Sustentabilidade ambiental
Educação ambiental
Consciencialização ambiental
Impacto ambiental
Práticas sustentáveis
Defense Date: 28-Nov-2023
Abstract: O presente relatório de estágio adapta e aplica a Calculadora da Pegada Ecológica das Universidades à Escola Secundária de Vagos (ESV), como uma ferramenta eficaz para promover a consciencialização ambiental e a sustentabilidade. Dado o crescente interesse nas questões ambientais e a importância contínua de educar as gerações presentes sobre assuntos relacionados com o meio ambiente, o nível local, e particularmente os governos locais e as escolas, desempenham um papel fundamental na promoção da ação sustentável. Ao adaptarmos a Calculadora da Pegada Ecológica das Universidades ao contexto da ESV, adotámos uma abordagem prática e inovadora, a fim de recomendar medidas mais sustentáveis na vida escolar e local. Ao longo do presente relatório, examinamos o potencial da Calculadora da Pegada Ecológica das Universidades como uma ferramenta de avaliação de sustentabilidade ambiental e ferramenta pedagógica. Através de um estágio curricular na Câmara Municipal de Vagos, foi possível explorar os desafios da recolha de dados, analisar as melhores práticas na integração dessa abordagem no seio escolar e adaptar os requisitos das várias categorias da Calculadora. Com base nos resultados obtidos, estimámos a Pegada Ecológica da ESV para os anos de 2021 e 2022 e elaborámos uma lista de recomendações para minimizar a Pegada Ecológica a longo prazo. Este estudo contribui para o crescente corpo de literatura sobre avaliação e educação ambiental e dá contributos para docentes, administração escolar e decisores (técnicos e políticos) do Município de Vagos para promover a consciencialização e a construção de um futuro mais sustentável e responsável para as próximas gerações.
The present internship report adapts and applies the Universities' Ecological Footprint Calculator to the Vagos Secondary School (ESV) as an effective tool for promoting environmental awareness and sustainability. Given the growing interest in environmental issues and the ongoing importance of educating present generations about environmental matters, local levels, and particularly local governments and schools, play a crucial role in promoting sustainable action. By adapting the Universities Ecological Footprint Calculator to the ESV context, we have taken a practical and innovative approach to recommend more sustainable practices in school and local life. Throughout this report, we examine the potential of the Universities' Ecological Footprint Calculator as a tool for assessing environmental sustainability and as an educational tool. Through an internship at the Vagos Municipal Council, we were able to explore the challenges of data collection, analyze best practices for integrating this approach within the school environment, and adapt the requirements of the various calculator categories. Based on the results obtained, we estimated the ESV’s Ecological Footprint for the years 2021 and 2022 and developed a list of recommendations to minimize the Ecological Footprint in the long term. This study contributes to the growing body of literature on environmental assessment and education and provides insights for teachers, school administration, and decision-makers (both technical and political) in the Municipality of Vagos to promote awareness and the construction of a more sustainable and responsible future for the next generations.
URI: http://hdl.handle.net/10773/40188
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Marta_Carvalho.pdf2.38 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.