Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4017
Title: Articulação curricular pré-escolar / 1º ciclo do ensino básico: contributos para o sucesso educativo
Author: Carvalho, Ana Paula Hipólito de
Advisor: Thomaz, Ana Carlota Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga Fernandes
Keywords: Desenvolvimento dos currículos
Educação pré-escolar - Aveiro (Portugal)
Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)
Sucesso escolar
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O propósito central de qualquer instituição de ensino será o de preparar os seus alunos para uma plena e efectiva inserção na sociedade. As constantes evoluções da realidade social e consequentes exigências demandam à Escola uma readaptação permanente e uma constante busca de sentido, na tentativa de adequação a novos públicos, novos paradigmas de formação e novos papéis. Esta busca constante pressupõe a preocupação em encontrar mecanismos que garantam as condições de sucesso a todos os alunos. Nesta lógica, a articulação curricular entre níveis e ciclos de ensino tem suscitado a preocupação de inúmeros investigadores nacionais e internacionais, uma vez que a sua ausência pode constituir-se como um obstáculo a percursos escolares securizantes e coerentes. A possibilidade de realizar um estudo em rede, desenvolvido por um Professor de 1º CEB e uma Educadora de Infância, suscitou o interesse em abordar a articulação curricular entre Pré-Escolar e 1º CEB. Esta abordagem é feita em duas perspectivas distintas, sendo que no caso do estudo 1 se abordam os contributos do trabalho colaborativo para a articulação curricular e no caso do presente estudo, estudo 2, são abordados os contributos da articulação curricular para o sucesso educativo. Centrando a sua abordagem na articulação curricular enquanto pressuposto para a construção de uma gestão curricular efectiva que dê resposta a todos os alunos, o presente estudo afunila a sua estrutura para o propósito central da Escola – a garantia de sucesso educativo aos seus alunos, enquanto pressuposto de uma efectiva e plena integração social. A abordagem à temática é feita tendo por base uma revisão da literatura sobre o tema, enquadrando-a à luz da evolução do conceito de currículo e gestão curricular, bem como a investigação em torno do (in)sucesso educativo. Numa segunda fase o estudo apresenta uma componente empírica que objectiva conhecer as representações dos docentes sobre a importância das práticas de articulação curricular e sobre os factores que contribuem para o sucesso educativo. No desenvolvimento do estudo empírico, centrado num Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro e nas I.P.S.S.s com valência de Pré-Escolar localizadas na sua área de influência, recorremos ao inquérito por questionário, aplicado a Educadores de Infância e Professores de 1º CEB, em funções na Rede Pública e Rede Solidária. Como fontes de informação complementar recorremos à análise documental realizada aos documentos de suporte às práticas e disponibilizados pelo Agrupamento em estudo e I.P.S.S.s. Os resultados do estudo sugerem que, no actual contexto, a promoção de uma experiência de aprendizagem de qualidade, garante do sucesso educativo dos alunos, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, pressupõe o currículo como um todo articulado, onde o conhecimento efectivo das necessidades, expectativas e características dos aprendentes, constitui a base para uma sociedade constituída por indivíduos mais autónomos, responsáveis e eficazes.
The central purpose of any educational institution is to prepare students for a full and effective social integration. The constant evolution and development of social reality and the ensuing demands require from schools a permanent readjustment and a continuous search for meaning, aiming at adjusting to a new public, new educational paradigms and new roles. Linked to this permanent search is the concern in finding mechanisms that ensure success conditions for all students. Thus, curricular articulation among levels and educational cycles has been arousing the concern of many national and international researchers, since its absence may constitute an obstacle to secure and consistent school pathways. The possibility of conducting a network study, developed by a First Level Teacher and a Childhood Educator has aroused the interest in addressing the curriculum articulation between Preschool and First Level School. This approach is made in two distinct perspectives: in study 1 collaborative works' contribution to the curricular articulation is studied and, in this study (study 2), the contribution of curricular articulation for educational success is considered. Focusing on curricular articulation as a prerequisite for building a curricular management that effectively responds to all students, this study focuses structurally in the main purpose of school – the educational success guarantee to students, as the basis of an effective and full social integration. The approach to this theme is based on a review of the state-of-the-art, in the framework of the evolution of the concepts of curriculum and curricular management, as well as on a research on educational (un)success. In a second phase, the study involves an empirical component, whose objective is to unveil teachers' representations about the importance of curricular articulation practices and also about the factors that contribute to educational success. For the empirical study development, centered in a Group of Schools of Aveiro’s District and in I.P.S.S.'s with Preschool levels located in its area of influence, a survey by questionnaires was adopted and applied to Childhood Educators and First Level Teachers, working in the public and in solidarity networks. As additional information sources, an in-depth analysis was performed to documents that support educational practices, provided by I.P.S.S.'s and the Group of Schools involved in the study. The results of this study suggest that, in the present framework, the promotion of a high quality learning experience, as a condition to educational success and in a lifelong learning experience, implies the curriculum articulated as a whole, where deep knowledge of the needs, expectations and characteristics of learners constitutes the basis for a society composed by more autonomous, responsible and efficient individuals.
Description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/4017
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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