Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4013
Title: | O e-learning na formação de pais e educadores no apoio à aprendizagem dos educandos |
Author: | Pereira, Mara Alexandra de Jesus |
Advisor: | Ramos, Fernando |
Keywords: | Ensino multimédia E-learning - Portugal Inteligência emocional Relações professor-aluno Comunicação na aula Formação de professores Relações pais-filhos Participação dos pais |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Actualmente, assistimos a uma evolução rápida em termos científicos e
tecnológicos e a Sociedade tem de estar preparada para acompanhar e dar
resposta a esta evolução. Enquanto cidadãos, precisamos de estar
preparados, conscientes e ser portadores de um conjunto de competências em
diversas áreas e não apenas nas que se relacionam com o nosso
trabalho/emprego, para que assim estejamos integrados de uma forma
equilibrada na Sociedade em que vivemos.
Manter-se actualizado no mundo do trabalho é uma exigência na vida de
qualquer um, mas a sua actualização enquanto ser humano, consciente,
positivo, equilibrado, feliz é um conjunto de características específicas, para
que tudo o resto na vida decorra bem.
A escola e o meio familiar deverão preparar os alunos para que sejam, no
futuro, cidadãos informados, esclarecidos e participativos, proporcionando-lhes
uma formação para o auto conhecimento e desenvolvimento, sendo esta a via
para uma vida equilibrada em todas as suas áreas.
O presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, teve como objectivo
contribuir para perceber como pode a formação online ajudar nessa missão de
preparar pais e educadores, a acompanhar o desenvolvimento da consciência
de cada criança. Para tal concebemos um curso de formação online, para o
qual elaborámos recursos e actividades, que foi realizado e avaliado.
Através do processo de avaliação, foi possível recolher a opinião dos
formandos sobre todos alguns dos aspectos mais decisivos do curso:
conteúdos, tempo de realização de actividades, estratégias de aprendizagem
colaborativa propostas.
As conclusões do processo de avaliação levaram à formulação de um conjunto
de propostas de alteração.
O trabalho realizado permitiu confirmar a necessidade e importância da
formação de pais e educadores para acompanhamentos dos alunos e contribui
para a discussão do papel que a formação online pode ter para este efeito. Nowadays we watch science and technology evolve too rapidly and society must be prepared to follow and give answers to this evolution. As citizens, we must be aware, conscious and capable to follow these changes, and choose a steady acquisition of skills in different areas and not just those related to our work, so that we can fit properly in the society we live. Being updated in the world of work, is an extreme require in everyone’s life, but to be updated as a conscious, positive, balanced and happy human being, is something else needed for a successful life. School and family should prepare students to be informed citizens, enlightened and involved, providing them with training for self knowledge and development, in order to achieve balance in all the aspects of their future lives. This work aims to understand how online learning can help preparing parents and educators in this mission to monitor the development of each child’s consciousness. Thus, we conceived an online course, we created resources and activities, which were then implemented and validated. Through the process of validation, it was possible to collect the views of students on all aspects of the online training course: contents, duration of accomplishing activities and collaborative learning. After thorough reflection, it was found that some aspects of the research should be different, therefore we made the necessary changes and present them in the last chapter of this dissertation. The online training course, in this background, was regarded as a reliable and valid strategy of collecting opinions for the purpose of validation. |
Description: | Mestrado em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4013 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.