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Title: Estratégias de avaliação das aprendizagens
Author: Ferreira, Bruna Machado
Advisor: Fonseca, Henrique Manuel Apolónia Coutinho da
Almeida, Patrícia
Keywords: Ensino das ciências biológicas
Métodos de avaliação - Ensino secundário
Avaliação dos alunos
Testes escolares
Avaliação da educação
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo visou investigar as estratégias de avaliação das aprendizagens implementadas pelo professor, numa perspectiva de ensino da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Pretendeu-se identificar e caracterizar os tipos, métodos e instrumentos de avaliação empregues e as percepções do professor e dos alunos sobre os mesmos. Pretendeu-se, também, conhecer as competências que cada instrumento permite avaliar, tanto em contexto formativo, como em contexto sumativo. A metodologia de investigação utilizada foi tanto de natureza qualitativa, quanto quantitativa. A amostra foi constituída por 23 alunos e um professor da disciplina de Biologia do 12º ano. Nesta investigação consideramos que a avaliação é um ponto de partida para o ensino, isto é, que se devem avaliar os processos de aprendizagem de forma a melhorar e moldar as estratégias de ensino. Desta forma, as estratégias de avaliação, de ensino e de aprendizagem devem estar devidamente articuladas e, assim, os professores podem dar aos alunos um apoio sistemático. Os resultados do estudo mostram que a diversificação de estratégias permite avaliar mais fielmente as aprendizagens e competências dos alunos. Esta diversidade proporciona, também, um maior envolvimento dos alunos nas actividades propostas ao longo do ano lectivo. Verificou-se, ainda, que os organizadores gráficos, os trabalhos escritos e os testes sumativos são os instrumentos de avaliação que melhor caracterizam as capacidades dos alunos.
This study aimed at investigating the assessment strategies implemented by a Biology teacher in a Science, Technology and Society (STS) context. We attempted to identify and characterize the assessment types, methods and tools used, and the perceptions of teachers and students about these types, methods and tools. It was also intended to identify the skills that each instrument is able to assess, both in formative and summative contexts. The research methodology used was both qualitative, and quantitative. The sample consisted of 23 students and a Year 12 Biology teacher. In this study, we argue that assessment is a crucial starting point for teaching. The learning processes should be assessed in order to improve and shape teaching strategies. Thus, the assessment, teaching and learning strategies must be properly articulated, so that teachers can give students a systematic support. The study results show that a diverse range of strategies can assess more accurately the students’ learning and skills. This diversity of assessment strategies also promotes a greater involvement of students in the learning tasks throughout the school year. It was found that graphic organizers, written assignments and summative tests are the assessment tools that better characterize students’ abilities.
Description: Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/4010
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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