Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4004
Title: Brincar a ser: Avintes e o teatro
Author: Rodrigues, Hermínia Maria Morais
Advisor: Rodrigues, Manuel Ferreira
Keywords: Educação comunitária
Teatro: Impacto sociocultural: Avintes (Portugal)
Expressão dramática
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento individual
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com esta dissertação, procurámos reflectir sobre as relações entre teatro e expressão dramática, manifestações culturais diferenciadas que proporcionam experiências sociais de valor essencial na educação, ao compreender as suas relações no âmbito das correntes e teorias sobre a temática. A constatação de um afastamento cada vez maior do papel da escola como pólo cultural e da desvalorização dos aspectos sensoriais e afectivos, conduziu a procura de fundamentos da educação pela arte, particularmente a teatral, por ser a mais completa. O jogo dramático, de faz-de-conta, está na base da constituição dos grupos humanos não podendo deixar de fazer parte da experiência escolar. Em Avintes - "Capital do Teatro Amador" -, Brincar a ser faz parte das vivências da comunidade pela forte implantação das colectividades de teatro amador, dai o interesse em procurar as razões socioculturais para a importância que o teatro amador tem nesta localidade. O contacto próximo com esta realidade despertou o interesse pela divulgação de uma prática promotora da qualidade de vida das crianças e das populações. As pontes entre o associativismo cultural e a educação foram motivo de pesquisa na tentativa de propor caminhos para a integração do teatro na educação. A qualidade da educação é melhorada pela ligação a arte e a cultura, e a sociedade tem oportunidade de participar nas tomadas de decisão da escola, através do apoio dado ao teatro e a expressão dramática, tornandoas algo mais do que vivências isoladas. A reflexão e depoimentos do grupo de respondentes constituíram o fio condutor para encontrar respostas e efeitos na mudança de paradigma da escola, tornando a formação do ser prioritária em relação a transmissão do saber.
This dissertation sought to reflect on the relationship between theater and drama, different cultural experiences that provide essential social value of education, to understand their relationship in chains and theories on the subject. The finding of increasing remoteness of the school's role as a cultural hub and the devaluation of sensory and affective aspects, led the search for foundations of art education, particularly the theater as the most complete. The dramatic game of make-believe, underlies the constitution of human groups cannot fail to be part of the school expetience. In Avintes - "Capital of Amateur Theatre" - Playing to be is part of the expenence of community for the strong presence of local amateur theater, hence the need to explore the reasons for the socio-cultural irnportance that has amateur theater at this location. Ciose contact with this reality sparked interest in the disclosure of a practice promotes quality of life of children and popuiations. The bridges between the cultural associations and education were the subjects of research in an attempt to propose ways to integrate the theater in education. The quality of education is enhanced by binding to art and culture and society has the opportunity to participate in decision rnaking at school, through support of theater and drama, rnaking them something more than isolated experiences. A reflection and testimony of the respondent group were the guiding thread to find answers and effects on the paradigm shift of school, making training to be the priority over the transmission of knowledge.
Description: Mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4004
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf717.68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.