Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3996
Title: | Participação e cidadania: memória dos fóruns infanto-juvenis de Aveiro |
Author: | Pinto, Adelina Ramos |
Advisor: | Madeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro |
Keywords: | Educação comunitária Educação para a cidadania Educação ambiental Direitos das crianças Participação dos cidadãos: Aveiro (Portugal) |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho foi realizado na modalidade de Projecto no âmbito do Curso de
Mestrado em Ciências da Educação, adoptando uma metodologia qualitativa
partindo de um estudo de caso e baseou-se em experiências concretas, tendo
em conta a relevância dos processos participativos das crianças em
estratégias locais para a sustentabilidade.
Neste trabalho é apresentado um enquadramento teórico onde se discute a
questão da infância e dos seus direitos, numa reflexão inicial dos seus
significados e sustentada nas garantias de reconhecimento dos “Direitos da
Criança”. Fizemos um percurso pela história do processo de reconhecimento
da Criança e da construção dos seus direitos a nível internacional,
identificando os momentos de construção de documentos que os legitimam.
Abordámos o lugar das Crianças no contexto da globalização, procurando
mostrar como é que se torna visível o tempo e o espaço de ser criança
associadas a este processo.
O trabalho apresenta um outro capítulo, onde tratamos a questão da
sustentabilidade ambiental e social como direito das crianças, chamando a
atenção para o reconhecimento do ambientalismo como um movimento
gerador de novas subjectividades e actores sociais.
Discutimos a questão da educação ambiental como um desafio para uma nova
concepção de humanismo, portadora dos valores de uma cidadania. E, as
crianças e jovens, como cidadãos de direitos, devem tomar parte como
protagonistas na resolução de problemas que lhes dizem respeito e a serem
ouvidas, assim como a terem oportunidade de opinião e participar na tomada
de decisões This work was carried out in batch mode project under masters course in educational sciences, adopting a qualitative methodology from a case study and relied on concrete experiences, taking into account the relevance of participatory processes of children in local strategies for sustainability. Presented a theoretical framework where it discusses the issue of childhood and rights, an initial reflection of their meanings and sustained in guarantees of recognition of the rights of the child. We made a journey through the history of the recognition process of the child and the construction of their international rights, identifying the moments of the construction documents that legitimize them . Children also Discussed in the context of globalization, looking show how becomes visible time and space to be child associated with this process. The paper presents another chapter, where the issue of environmental sustainability and social rights of children, calling attention to the recognition of environmentalism as a generator of new subjectivities movement and social actors. We discussed the issue of environmental education as a challenge for a new conception of humanism, carrier of the values of citizenship. And, children and young people as citizen’s rights should take part as protagonists in solving problems that concern them and to be heard, so as to have the opportunity to view and participate in decision-making. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3996 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2010.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.