Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39743
Title: Produção audiovisual em contexto de pandemia
Author: Rodrigues, Jorge Guilherme Nascimento Cabral
Advisor: Caixinha, Hélder Marques
Keywords: Covid-19
Estudantes universitários
Universidade de Aveiro
Estratégias de produção AV
Normas e recomendações
Projeto documental
Experiência social
Defense Date: 4-Jul-2023
Abstract: A presente investigação propôs-se compreender as estratégias da produção AV usadas em contexto de pandemia COVID-19 e identificar as que podem ser utilizadas por estudantes universitários num contexto semelhante. No início do ano letivo 2020/2021, com o contexto pandémico, surgiram várias dúvidas de como se poderia dar continuidade aos processos de criação de conteúdo audiovisual em particular com as limitações que este contexto trouxe a estudantes universitários. A metodologia usada na presente investigação foi a de investigação de desenvolvimento, com natureza exploratória e uma abordagem mista. Foram realizadas entrevistas a profissionais, estudantes e professores universitários do ramo AV. Desta forma foi possível recolher vários dados relevantes para a investigação. Os dados foram filtrados, organizados e analisados. Com base nos dados recolhidos e na investigação bibliográfica, foi criado um guia de boas práticas, com estratégias que podem ser utilizadas por um estudante universitário num contexto semelhante ao da pandemia de COVID-19. Algumas dessas estratégias, como “No caso da realização de entrevistas para um documentário, deve-se estabelecer primeiro uma ligação de proximidade com os entrevistados”, “No caso da produção documental, deve-se proteger os entrevistados / não devem ser representados de forma negativa”; e o “Uso de filmagens de arquivos e de imagens stock”, foram testadas com a produção de um documentário sobre as experiências de alunos da universidade de Aveiro em pandemia.
The present investigation aimed to understand the AV production strategies used in the context of the COVID-19 pandemic and identify those that can be used by university students in a similar context. With the pandemic context at the beginning of the 2020/2021 school year, several doubts arose about how to continue the processes of creating audiovisual content, particularly with the limitations that this context brought to university students. The methodology used was development research, with an exploratory and mixed approach. Interviews were conducted with professionals, students, and university professors in the AV field. This made it possible to collect several relevant data for the investigation. The data were filtered, organized, and analyzed. Based on the collected data and bibliographic research, a guide of best practices was created, with strategies that can be used by a university student in a context similar to that of the COVID-19 pandemic. Some of these strategies like "when conducting interviews for a documentary, it is necessary to first establish a connection of proximity with the interviewees", " In the case of documentary productions, the interviewees must be protected / they shouldn’t be portrayed negatively", and "Using archival footage and stock images", were tested with the production of a documentary about the experiences of students from the University of Aveiro during the pandemic.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39743
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Jorge_Rodrigues.pdf3.72 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.