Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/39742
Title: | A vocalização e a sua importância no ensino do saxofone |
Author: | Ribeiro, Pedro Filipe Fontoura |
Advisor: | Santana, Helena Maria da Silva |
Keywords: | Vocalização Ensino artístico especializado Saxofone Ensino musical Programa curricular |
Defense Date: | 6-Jul-2023 |
Abstract: | O presente documento constitui o relatório da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. O relatório está dividido em dois capítulos, sendo que o primeiro descreve as características e funcionamento da Prática de Ensino, que ocorrida no Conservatório de Música da Jobra, na classe de saxofone, no ano letivo 2021/2022.
O capítulo II aborda o Projeto Educativo desenvolvido, que tem como foco a vocalização e o estudo do instrumento de sopro. Neste capítulo, a problemática referente ao tema, procede à respetiva revisão de literatura que fundamenta as bases teóricas. De seguida, são expostas as etapas de implementação do Projeto Educativo com diversos estudos e resultados correspondentes. O presente estudo foi implementado com alunos pertencentes ao Conservatório de Música da Jobra, tendo como objetivo a facilidade e desenvolvimento na execução do saxofone. Os participantes foram alunos do ensino básico e secundário onde desenvolvem dois grupos. O primeiro grupo desenvolveu atividades específicas em um workshop; o segundo grupo desenvolve exercícios durante oito sessões planificadas. Após o desenvolvimento, as competências e habilidades adquiridas pelos alunos tornam-se evidenciadas. This document constitutes the Curricular Unit Report of the Supervised Teaching Practice of the Master´s Degree in Music Teaching at the University of Aveiro. The report is divided in two chapters. The first reports the characteristics and functioning of the Teaching Practice, which took place at the Conservatório de Música da Jobra, ate the saxophone class, in the academic year 2021/2022. Chapter II addresses the educational project related to the application of the main contents of vocalization related to the study of the instrument. In this chapter, the problem related to the theme is presented, proceeding with the respective literature review that underlies the theoretical basis. The present study was implemented with Conservatório de Música da Jobra´s students, with the objective to ease and develop the performance of the saxophone. The implementation of the project is divided in two parts: the first, with a workshop involving elementary and high school students, introducing exercises related to the theme; the second part, composed by eight individual sessions for each of the three students. All exercises are carefully designed for the instrumental development of students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/39742 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Pedro_Ribeiro.pdf | 4.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.