Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39740
Title: As salas de estudo de música nas instituições do ensino superior em Portugal: a perspetiva dos utilizadores
Author: Reis, Cecília Lobato Tavares Dias dos
Advisor: Hiney, Aoife
Keywords: Salas de estudo
Ensino superior de música
Acústica
Espaço educativo
Estudo individual de música
Ambientes educativos
Defense Date: 7-Jul-2023
Abstract: A presente investigação tem como objetivo principal desenvolver uma compreensão das condições do estudo para os estudantes de música em instituições do ensino superior em Portugal. Os objetivos específicos incluem a analise das suas ideias e preferências em relação a este tópico. Devido à escassez de literatura académica que aborde este tema, sobretudo em relação a Portugal, e de modo a contribuir para a colmatação desta lacuna, foi realizado um inquérito a nível nacional, com que se pretendia ter uma perceção sobre as condições atuais e as condições ideais das instituições do ensino superior de música, do ponto de vista dos estudantes. Para analisar a questão com mais detalhe, foram também realizadas entrevistas individuais e em grupo. Os resultados deste estudo demonstram a relevância e a importância do assunto no quotidiano dos estudantes. Além disso, os resultados apontam para uma relação entre a literatura académica existente e as opiniões dos participantes na presente investigação, nomeadamente em relação à necessidade de condições próprias para os alunos de música e, especificamente, para cada instrumento.
The main aim of this research project is to develop an understanding of the requirements of practice rooms for music students at third level institutions in Portugal. Specific objectives include analyzing students’ ideas and preferences. In relation to practice rooms. Due to the scarcity of academic literature that addresses this topic, particular relating to Portugal, a nationwide survey was carried out to perceive current and ideal practice environments in third level institutions offering music from the perspectives of students. To examine the situation in more detail, individual and group interviews were also carried out, focusing on students studying at third level institutions in the north of Portugal. The results demonstrate the relevance and importance of this topic in students’ daily lives. The results of this research also show an alignment with existing academic literature through correlations with students’ opinions regarding the necessity of specific requirements for music students, and particular needs according to their instrument.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39740
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Cecília_Reis.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.