Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39702
Title: O estudo dos alunos por textos de química: caracterização e contributos para a formação de professores
Author: Paixão, Maria de La Salete Seara
Advisor: Cachapuz, António Francisco
Keywords: Química - Ensino-aprendizagem
Manuais escolares
Ensino da química
Estudo
Questionários
Estratégias de aprendizagem
Análise de dados
Defense Date: 1994
Abstract: A organização da entrevista teve em conta resultados obtidos na fase 1. Os resultados correspondentes a estas duas fases preliminares do estudo revelam-se congruentes. Assim, os alunos parecem adoptar, na sua maioria, uma abordagem superficial ao estudo da Química por textos/ME's conduzindo-os o mais das vezes a uma aprendizagem rotineira; mais concretamente, e na apreciação de alunos e professores, aqueles: cumprem as tarefas impostas pelos professores, não têm objectivos próprios para estudar, a avaliação (testes e/ou exames) é vista como a finalidade essencial do seu estudo, sobrevalorizam na preparação para a avaliaçõ estratégias de repetição (resolver "muitos" exercícios...). Os alunos referem não ter recebido instrução neste domínio (estudo), o que gostariam. Quanto aos professores, embora julguem importante este aspecto, dizem não ter tempo disponível par a essa ajuda dada a exigência do cumprimento dos programas curriculares e/ou não saber bem como o fazer. Apesar de tudo, é possível identificar uma evolução no uso de estratégias de estudo mais reflexivas quando se passa do ensino secundário para o ensino superior. Numa terceira fase do estudo (fase 3 de intervenção) exploraram-se na sala de aula estratégias de estudo de índole metacognitiva. Neste sentido, e numa situação típica de ensino, administrou-se uma ficha de trabalho (a dezoito alunos do 11º ano de Física/Química) constando de umtexto sobre um tópico de Química do programa, solicitando os alunos a explorarem as seguintes actividades: elaboração de um resumo e formulação de questões pelos alunos uns aos outros para apreciação de compreensão recíproca de conceitos centrais do texto. Os resultados desta fase do estudo (e de que se realizou uma avaliação interna), indicaram uma avaliação positiva da intervenção: os alunos envolvidos sentiram-se particularmente motivados por terem oportunidade de manifestar e discutir as suas ideias com os outros e de poderem ser ajudados individualmente na monitoração da sua compreensão, salientando a componente metacognitiva associada a estas estratégias. Embora com limitações, a investigação aponta claramente para a necessidade do ensino de estratégias de estudo ser considerado pelos professores de Química. Estes, nas práticas da sala de aula, têm um importante papel em explicita e intencionalmente desenvolver actividades de tal modo que os alunos obtenham prática e controlo da sua abordagem ao estudo. Com base nos resultados encorajadores obtidos, avançam-se sugestões de como abordar tal problemática no âmbito da formação de professores de Química, nomeadamente a nível da formação contínua.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39702
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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