Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39638
Title: Jogos didáticos no ensino da história de Portugal no 1º e 2º ciclos do ensino básico
Author: Pereira, Cátia Alexandra da Silva
Advisor: Carvalho, António Vitor Nunes de
Keywords: Jogos didáticos
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino da história de Portugal
Defense Date: 21-Jul-2023
Abstract: O presente Relatório de Estágio pretende detalhar a conceção e concretização de um Projeto de intervenção assente na utilização dos jogos didáticos no ensino da História de Portugal recorrendo a recursos como, por exemplo, o jogo da glória, o bingo e o puzzle, jogos tradicionais adaptados para este Projeto, e com o apoio de ferramentas digitais como Kahoot! e Socrative. Presentemente, a diversificação de estratégias e de recursos de ensino desempenha um papel fundamental na aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento de competências necessárias para enfrentar os desafios da sociedade atual. Assim, torna-se importante que exista, por parte dos professores, disponibilidade e motivação para tentar lecionar de forma diferente e inovadora. Por outro lado, a ação dos professores, como a motivação dos alunos, definirá o grau de sucesso, ou de insucesso, das ferramentas selecionadas, como acontece com os jogos didáticos, no contexto de sala de aula. Considerando este enquadramento, a intervenção efetuada procurou responder a uma questão de fundo: “Os jogos didáticos concorrem para uma melhor compreensão de conteúdos de História de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico?”. Deste modo, atuou-se no sentido de cumprir os objetivos principais: apurar o conhecimento/experiências dos alunos com jogos didáticos, promover atividades com jogos didáticos enquanto recurso pedagógico-didático e incitar a utilização de jogos didáticos como auxiliar no estudo. O Projeto foi desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e numa turma do 5.º ano de escolaridade, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, provando-se a exequibilidade deste tipo de intervenção nos dois ciclos de ensino referidos. Conclui-se que a utilização dos jogos didáticos em contexto escolar, no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico, pode dar um contributo facilitador do acesso aos conteúdos de História de Portugal; especialmente quando os jogos forem preparados/elaborados com objetivos específicos e articulados com os conteúdos, tendo em conta, naturalmente, a adesão e o interesse dos alunos.
This Internship Report aims to detail the design and implementation of an intervention project based on the use of didactic games in the teaching of the History of Portugal using resources such as, for example, the game of goose, bingo and puzzle, traditional games adapted to this Project, and digital tools like Kahoot! and Socrative. At present, the diversification of teaching strategies and resources plays a key role in student learning and in the development of important skills to face the challenges of today’s society. Thus, it is important that there is, on the part of teachers, availability and motivation to try to teach in a different and innovative way. On the other hand, the action of teachers, such as the motivation of students, will define the degree of success, or failure, of the selected tools, as with didactic games, in the context of the classroom. Considering this context, the intervention carried out sought to answer a substantive question: “Do the didactic games contribute to a better understanding of the contents of History of Portugal in the 1ˢᵗ and 2ⁿᵈ Cycles of Basic Education?”. In this way, we acted in order to fulfill the main objectives: to ascertain the knowledge/experiences of the students with didactic games, promote activities with didactic games as a pedagogical-didactic resource and encourage the use of didactic games as an aid in the study. The project was developed in a class of the 4ᵗʰ year of schooling, of the 1ˢᵗ Cycle of Basic Education, and in a class of the 5ᵗʰ year of schooling, of the 2ⁿᵈ Cycle of Basic Education. Proving the feasibility of this type of intervention in the two cycles of education mentioned. It is concluded that the use of didactic games, in a school context, in the 1ˢᵗ and 2ⁿᵈ Cycles of Basic Education can make a contribution to facilitating access to the contents of the History of Portugal; especially when the games are prepared/elaborated with specific objectives and articulated with the contents, taking into account, naturally, the students adhesion and interest.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39638
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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